Campeonato Mundial de Clubes de Vôlei Feminino tem grupos sorteados
Na tarde dessa quinta-feira foi anunciado pela FIVB os grupos que disputarão o Mundial de Clubes de Vôlei Feminino.
Será a décima segunda edição do torneio que acontecerá em 2018 na China em Shaoxing, cidade da península de Zhejiang.
O formato do torneio é bastante simples, dois grupos com 4 equipes cada, no qual as equipes se enfrentam entre si. No final da primeira fase, as duas primeiras equipes se classificam para a semifinal e posteriormente a final.
Como na maioria dos torneios da FIVB, o time que vencer por 3 a 0 ou 3 a 1 garante 3 pontos, enquanto em partidas que forem decididas em 3 a 2, o time que vencer leva dois pontos e o perdedor leva um ponto.
Força mineira no Campeonato Mundial de Clubes
As duas equipes brasileiras que irão representar o Brasil no Mundial são Dentil/Praia Clube e Minas Tênis Clube. O Minas foi campeão do último campeonato Sul-Americano de vôlei, garantindo sua vaga no torneio, enquanto isso, o Praia Clube foi convidado após vencer o título brasileiro de clubes.
O Minas vem fortíssimo para essa temporada, a equipe mineira caiu na semifinal da última Superliga. Para essa três contratações de peso chegam para ajudar a equipe, se trata de Natália, Gabi e Bruna Honório, as duas primeiras estiveram no Campeonato Mundial de Vôlei que aconteceu no Japão.
Com a base da equipe campeã da última Superliga, o Praia também contará com o reforço de Rosamaria. Rosa estava no Minas antes de pousar em Uberlândia, a jogadora também disputou o Mundial.
As chaves do Mundial de Clubes de Vôlei feminino, na China, entre 4 e 9 de dezembro, ficaram formadas assim:
Grupo A
Zhejiang (CHN)
VakifBank Istanbul (TUR)
Minas T. Clube
Volero Le Cannet (FRA)
Grupo B
Altay VC (KAZ)
Praia Clube
Eczacıbaşı Vitra (TUR)
Supreme Chonburi (THA)
Times turcos ameaçam um possível título brasileiro
Os principais adversários das equipes brasileiras provavelmente serão as equipes turcas. Tanto o Eczacibasi Vitra como o Vakifbank Istanbul tem equipes fortes e com jogadoras que disputaram o Campeonato Mundial de Vôlei por suas seleções.
O Vakifbank chega com o status de campeão da última Liga dos Campeões de Vôlei Feminino, além disso é a atual campeã do torneio.
Em 2017 a equipe turca conseguiu seu segundo título do torneio ao vencer o Sesc/Rio de Janeiro na final.
Já o Eczacibasi Vitra venceu a competição em dois anos seguidos, em 2015 e 2016. Contém no seu elenco jogadoras como Baladin, o principal nome do vôlei turco. A Turquia é o país com mais títulos da competição, sendo eles 5, todos conquistados após 2010. O Brasil vem atrás com 3, sendo o último conquistado em 2012 pelo Sollys/Osasco.
O Vollero Le Cannet que foi outro time convidado é uma equipe nova. A equipe que antigamente se nomeava Vollero Zurich, saiu recentemente da Suíça para disputar o Campeonato Francês de Vôlei.