Você conhece o Agility Dog?
Esporte com cães é alternativa para donos e pets terem mais interação e proximidade
Agility é um esporte praticado por duplas: cão e condutor. Baseado no hipismo, onde se busca velocidade, interação e diversão de ambas as partes, ele consiste em o condutor conduzir seu cão, sem guia ou coleira, sem tocá-lo e sem a utilização de brinquedos ou comida (usando apenas gestos e comandos verbais), por um percurso com diversos obstáculos em menos tempo, com a menor quantidade de faltas.
Qualquer pessoa pode praticar o agility, inclusive crianças e idosos. Além disso, qualquer cão, independente de raça, pode praticar o esporte, desde que ele seja um animal saudável.
Entre os benefícios de praticar esta modalidade estão a interação entre o cão e o condutor: o dono pode entender melhor o comportamento do seu animal de estimação e o cão fica mais obediente, calmo e unido com o dono, além de também ter uma vantagem nas atividades física e mental que o esporte proporciona para ambos.
Os cães filhotes podem começar a treinar a partir dos 2 meses de idade e participar de competições a partir de 1 ano, que é quando a formação óssea já estará completa.
Os cães são distribuídos em categorias de acordo com seu tamanho: mini, midi e standard.
Mini, que abrange cães com até 34,99 cm de altura da cernelha (altura que vai da pata dianteira até o osso do “pescoço” do cão);
Midi, que inclui animais com 35 cm a 42,99 cm de altura da cernelha;
Standard, para cães que tenham a partir de 43 cm de altura da cernelha.
Essas medidas são fundamentais para que se determinem a altura e as distâncias dos obstáculos, garantido o melhor desempenho do cão, sem sobrecarga da musculatura e da estrutura óssea do animal.
As informações em sobre as categorias foram retiradas do site Brasil Agility.
O agility no Brasil cresce bastante. A cada ano temos novos condutores, novos campeonatos e, principalmente, resultados melhores a nível internacional. Na última temporada o esporte contou com quatro campeonatos estaduais (Pernambucano, Paraibano, Paranaense e Paulista) e também com um campeonato Brasileiro, realizado em São Paulo, Recife e Curitiba.
Com relação as conquistas internacionais, na temporada 2017/2018 o Brasil conquistou:
FCI de Agility das Américas e Caribe – Chile:
2 Ouros Individuais ( Standard e Midi )
1 Ouro por Equipes ( Midi )
FCI Agility European Open FCI – Itália
Campeonato onde participam mais de 900 duplas e que, apesar do nome, teve a participação de 40 países, dentre eles, Estados Unidos, Canadá, Brasil, Colômbia, China, Japão e Austrália.
A surpresa apareceu na categoria Midi, disputado entre aproximadamente 200 melhores duplas do mundo, e o Brasil conquistou o 3º Lugar Individual. Além disso, o Brasil conseguiu um 7º lugar geral na categoria Midi no Mundial que aconteceu na República Tcheca.
