Campeonato Uruguaio chega ao fim com indefinições de título e rebaixamento
A temporada 2017 do Campeonato Uruguaio está chegando ao fim. Após um ano repleto de surpresas e polêmicas, muita coisa já foi decidida, mas 4 clubes ainda entrarão em campo para escrever os últimos capítulos da competição
Apertura
O primeiro semestre no Campeonato Uruguaio ficou marcado pela conquista do Defensor Sporting. Os Violetas venceram o Apertura, desbancando os gigantes Nacional e Peñarol. A campanha foi incrível: 11 vitórias, 3 empates e apenas 1 derrota. O destaque? Maximiliano Gómez, que foi vendido para o Celta de Vigo da Espanha após a conquista. (Na semana passada fez o segundo gol do Celta no empate com o Barcelona, em pleno Camp Nou, por 2 a 2. Há rumores que um clube do futebol chinês estaria interessado em o contratar).
Intermédio
No Torneio Intermedio, o Defensor voltou a dar trabalho. Eliminou o Peñarol, mas foi derrotado na final pelo Nacional, por 1 a 0.
Clausura
O Torneio Clausura era a oportunidade de salvar o ano para Peñarol. O Aurinegro contratou o principal jogador de toda temporada uruguaia: Cristian Palacios, que já era o artilheiro do ano no país desde quando estava no Montevideo Wanderers. Em função dele e do encaixe de outros bons jogadores a campanha foi arrasadora: 14 vitórias e apenas 1 derrota para o River Plate. Enfim um título!
Tabela Anual
E o excelente fim de ano trouxe mais frutos para o Peñarol: o clube ficou empatado em 86 pontos com o Defensor Sporting na liderança da tabela anual, fato que obrigou as equipes a fazer um jogo desempate, vencido pelo Peñarol no meio desta semana, por 1 a 0.
Libertadores e Sul-Americana
A última rodada do torneio Clausura foi decisiva. Vários times precisavam da vitória para confirmar participação nos torneios internacionais, que os clubes uruguaios não foram bem em 2017. Até o clássico entre Rampla Juniors e Cerro ganhou tempero especial, pois as equipes buscavam vaga na Libertadores. O Cerro venceu a partida por 1 a 0, na casa do rival, com gol do artilheiro Maureen Franco, mas foi prejudicado pela vitória do Wanderers, e, assim como o Rampla, foi para a Copa Sul-Americana.
Assim se classificaram as equipes:
Libertadores: Peñarol, Defensor, Nacional e Montevideo Wanderers.
Sul-Americana: Cerro, Boston River, Rampla Juniors e Danubio
Rebaixamento:
A briga contra o descenso também foi boa! El Tanque Sisley, Sud América, Juventud de Las Piedras e Plaza Colonia lutaram durante todo o torneio. Plaza e Juventud já foram rebaixados, mas por causa da igualdade de aproveitamento, El Tanque e Sud América farão duas partidas desempate: uma neste sábado, 09/12/2017 ás 19h, e a outra na próxima quarta-feira, 13/12/2017 ás 18h.
Vai sair o grande campeão!
A finalíssima que vai decidir o Campeão Uruguaio de 2017 será disputada entre as duas equipes no próximo domingo, ás 20h, horário local.