Equipe que já foi milionária vive drama financeiro e futebolístico

Após o magnata e senador russo Suleiman Kerimov vender o Anzhi Makhachkala, clube passa drama no Campeonato Russo

Fundado em 1991 (26 anos de existência), o Anzhi Makhachkala nunca foi um clube de expressão da Rússia. A equipe tem sede localizada no Daguestão, uma república separatista da Rússia, e, apenas em 2011 veio ser conhecida nacionalmente e internacionalmente.

Após ser comprada pelo milionário russo Suleiman Kerimov, o clube deixou de ser modesto e passou a fazer grandes contratações e ter grandes objetivos. Jogadores como Samuel Eto’o, Roberto Carlos, Lassana Diarra, Jucilei, Diego Tardelli e Willian passaram pelo time.

Porém, a conta chegou. E com problemas envolvendo seu dono, a equipe passa hoje por uma grave crise. Senador na Rússia, Kerimov foi denunciado na França por fraude fiscal e foi colocado sob controle judicial. Ele é considerado, segundo a revista Forbes, a 21ª pessoa mais rica da Rússia, com um patrimônio de 5,4 bilhões de euros, tendo participação em empresas de energia, bancos e mineradoras.

Com diversos problemas, o russo acabou vendendo o clube, que hoje está no comando de Osman Kadiev, que tem como promessa desenvolver o futebol e dar oportunidade para jogadores da região do Daguestão – uma das regiões com mais conflitos sociais do país.

Além disso, com a mudança no comando do clube, tanto o treinador Pavel foi demitido, quanto os principais jogadores estrangeiros da equipe, como Xandão, que foi contratado em 2017.

Isso deixou o clube empobrecido tecnicamente, o que fez o Anzhi estar fazendo um péssimo Campeonato Russo. Atualmente, a equipe é o vice-lanterna da competição, com 19 pontos em 19 jogos. São cinco vitória, quatro empates e dez derrotas.

Investindo em jogadores locais e mais novos, será que as Águias irão se recuperar? Difícil saber, o que se sabe é que, hoje, o clube está na zona de rebaixamento, mas uma vitória já poderá afastá-los dessa posição incômoda.

O próximo adversário do Anzhi será o Dínamo Moscou, que também briga na parte de baixo da tabela. O confronto acontecerá no próximo sábado (09), às 9h, na Arena Khimki.

 

Compartilhe

Deixe um comentário

Publicidade
Relacionados
Copa do Mundo de Clubes
Copa do Mundo de Clubes ou Mundial de Clubes?
Copa do Mundo de Clubes
GUIA E+ DA COPA DO MUNDO DE CLUBES DA FIFA
Copa do Mundo de Clubes
Calendário da Copa do Mundo de Clubes 2025: datas, horários e confrontos
Geração de Prata
A Geração de Prata: o time que mudou o vôlei brasileiro
Categorias
Publicidade

Basquete

Beach Soccer

Fórmula 1

Futebol

Futsal

Games

Especiais

NFL

Seleção

Tênis

UFC

Vôlei