Flamengo e Chapecoense decidem vaga às quartas na Sul-Americana

Estilos distintos marcam o jogo dessa quarta-feira. Enquanto o Flamengo aposta no jogo ofensivo, Chape acredita na cautela e nos contra-ataques

Na noite dessa quarta-feira (20), Chapecoense e Flamengo se reencontram pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. O jogo tomará parte no estádio Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro, às 19h15.

No primeiro embate entre as duas equipes, equilíbrio. Foi o que o torcedor rubro-negro e alviverde presenciaram na última quarta-feira na Arena Condá. Muitos davam a vitória do Flamengo como certa, devido à superioridade técnica (evidente) e ao mau momento vivido pela Chapecoense no ano. Porém, o que se viu em campo foi uma Chape aguerrida, que igualou o jogo e em diversos momentos teve a oportunidade de sair à frente do placar, e do confronto.

Ambas as equipes vêm de vitória no Campeonato Brasileiro; os cariocas venceram o Sport, pelo placar de 2×0, jogando em seus domínios, enquanto os catarinenses conseguiram um triunfo maiúsculo frente ao Grêmio, dentro da Arena, em Porto Alegre. Com os resultados, o Flamengo encostou no G4, e a Chape respirou e afastou-se do Z4.

Foco dividido

Essa é a situação atual no Flamengo. Na semana que vem, o rubro-negro carioca decide a Copa do Brasil contra o Cruzeiro, em Minas Gerais. Uma vitória simples pode levar a equipe ao título e garantir vaga na Libertadores da América de 2018. Para a torcida, seguir na Sul-Americana é obrigação, devido à grandeza do clube e os investimentos efetuados para a montagem do atual grupo. A experiência do técnico Rueda em competições continentais é mais um ingrediente na receita do Fla para seguir adiante na competição.

Experiência de Rueda pode ser determinante para a classificação (Foto: Reprodução/Twitter)

 

Para o duelo frente à Chapecoense, não deverão haver grandes mudanças em relação a equipe que atuou no jogo de ida, em Chapecó. A grande dúvida é se o goleiro Alex Muralha, que teve grande atuação no fim de semana, continua na equipe, ou se, a exemplo da primeira partida, Diego Alves será o dono da camisa 1 rubro-negra. Na zaga, ainda há o mistério entre Rodolfo e Juan, e Rueda ainda não definiu se escalará Diego e Éverton Ribeiro juntos, conforme fez na partida frente ao Sport. Detalhes que serão descobertos momentos antes do jogo iniciar.

Chapecoense motivada

Clima de desconfiança e pessimismo. Esse era o panorama do Verdão do Oeste antes do primeiro jogo das oitavas da “Sula”. Porém, a grande atuação frente ao Flamengo, e a vitória fora de casa, frente ao Grêmio, pelo Brasileirão, renovaram os ânimos da torcida alviverde. Para o duelo dessa quarta, a Chape aposta em seu retrospecto em partidas internacionais, são 7 vitórias nas últimas 10 partidas disputadas em competições continentais.

Jogo contra o Fla foi a “virada de chave” na Chape (Foto: Márcio Cunha/Estadão)

 

Mais do que o bom retrospecto, o Verdão vive um momento interno “diferente”. Ao que parece, o grupo de jogadores está fechado com o técnico interino Emerson Cris, e o objetivo de classificação e bicampeonato da Sul-Americana agora mescla-se com a permanência na Série A. Apesar de ter situação ainda desconfortável no Brasileirão, o comandante alviverde deve levar a campo o que tem de melhor. A grande ausência é o meia Canteros, emprestado pelo próprio Flamengo, que recupera-se de lesão. Para sua vaga, o substituto natural é Lucas Marques.

Durante o último treinamento, a Chape praticou cobranças de pênalti, lembrando que o 0x0 leva a decisão para as penalidades, e qualquer empate com gols classifica os catarinenses. A Chapecoense chegou as oitavas de final após eliminar dessa forma o surpreendente Defensa Y Justícia.

Jandrei vibra com classificação da Chape nos pênaltis: "Histórico" Nelson ALMEIDA/AFP
Goleiro Jandrei foi determinante na classificação alviverde (Foto: Nelson Almeida/AFP)

 

Opinião

Obviamente que esta opinião é carregada de otimismo pelos recentes resultados e a mudança drástica de atitude da equipe da Chape. Como diria o grande técnico Gilmar Dal Pozzo, que levou a Chape da série B para a série A em 2013; contra o Flamengo, o Verdão tem que jogar “por uma bola”. Igualar em disposição e intensidade e buscar um tento para complicar a vida dos cariocas. Indubitavelmente, a  qualidade técnica dos jogadores rubro-negros é incomparável a dos atletas alviverdes, e a Chape deve entrar em campo tendo plena consciência dessa situação.

Vencer o Flamengo, no Rio de Janeiro, frente a um estádio lotado e que tem um ambiente incrível, como o Luso Brasileiro, é uma tarefa (quase) impossível, mas lembremo-nos que era “impossível” vencer o Grêmio na Arena, o Palmeiras em São Paulo ou o Cruzeiro no Mineirão. Essa Chape já fez isso, já venceu, às vezes convencendo, às vezes não, mas confesso, amanhã, contenta-me o empate com gols.

Ficha Técnica – Flamengo x Chapecoense

Data: 20/09/2017

Hora: 19h15, horário de Brasília

Local: Estádio Luso Brasileiro – Rio de Janeiro (RJ)

Arbitragem: Michael Espinoza (PER)

Flamengo: Muralha; Rodinei, Réver, Rodolfo e Pará; Márcio Araújo, Arão, Éverton Ribeiro e Diego; Berrío e Guerrero. Técnico: Reinaldo Rueda.

Chapecoense: Jandrei; Apodi, Grolli, Fabrício Bruno e Reinaldo; Moisés Ribeiro, Lucas Mineiro e Lucas Marques; Alan Ruschel, Arthur Caíke e Wellington Paulista. Técnico: Emerson Cris.

goleiros

 

 

Compartilhe

Deixe um comentário

Publicidade
Relacionados
Copa Argentina
Copa Argentina tem mais dois classificados às oitavas
Copa Argentina
Copa Argentina tem mais classificados às oitavas de final
Copa Equador
Terceira fase da Copa Equador tem confrontos definidos
Copa Colômbia
Emparceiramento das oitavas da Copa Colômbia estão definidos
Categorias
Publicidade

Basquete

Beach Soccer

Fórmula 1

Futebol

Futsal

Games

Especiais

NFL

Seleção

Tênis

UFC

Vôlei