Conheça Ernesto Valverde, o substituto de Luis Enrique
Espanhol deve assumir a equipe catalã nos próximos dias, o maior desafio de sua carreira
Ernesto Valverde, o homem que estará à frente do Barcelona na temporada 2017-18. Será anunciado dia 29, com contrato de dois anos e mais um ano útil para renovar.
Embora muitos fiquem com um pé atrás quanto a Valverde, ele é nome certo para o Barcelona. Um motivo para comprovar isto é o fato de possuir as características e ideias de jogo que o Barcelona preza.
Valverde é o herdeiro de Johan Cruyff – bom, é o que costumam dizer -, pressão, soluções rápidas, ousadia, controle e time ofensivo caracterizam o jeito que costuma moldar seu time em campo.
CRUYFF SOBRE VALVERDE
“Valverde é o treinador mais promissor e elevado na Espanha. Dá gosto de vê-lo, o trabalho que faz é mais que excelente”.
Há alguns anos, Valverde seria o nome indicado por Cruyff para o Barcelona. Antes de seu falecimento, Cruyff, já o teria como certo para indicar ao clube catalão. Em 2014, Valverde era o nome escolhido para substituir Tatá Martino, mas decidiu seguir no Bilbao.
Além de treinar o Bilbao, Ernesto já comandou Espanyol, Villarreal, Valencia e Olympiakos. Hoje, com 53 anos, terá o maior desafio de sua carreira. Pode-se dizer que, pela primeira vez, Valverde terá um vestiário repleto de estrelas. Além disso, terá de provar que é capaz de ter um time competitivo.
Valverde terá o desafio de impôr um bom futebol em um time poderoso como o Barcelona, que gastou muito com reforços na temporada 16/17 e não obteve o resultado esperado.
E as novidades não param por aí: após a assinatura de Valverde, o clube catalão irá ao mercado com o objetivo de reforçar ainda mais o seu plantel. Bellerín (Arsenal), lateral direito, é a prioridade para próxima temporada. Mas em respeito a Luis Enrique e aos jogadores nessa reta final de temporada, o Barcelona não irá iniciar nenhuma negociação antes do dia 29 de maio. Entretanto, já se têm os favoritos a vestir a camisa azul-grená.