West Ham relembra momentos históricos um ano após despedida do Boleyn Ground
O último encontro com o estádio Boleyn Ground é relembrado pelos torcedores, que guardam na memória as homenagens prestadas naquele dia
Foram 112 anos em uma única casa localizada no Upton Park, leste de Londres. Hoje completa um ano desde a última partida vivida naquele estádio, quando uma grande festa foi preparada para a vitória do West Ham sobre o Manchester United por 3 a 2. O momento de despedida virou filme (Iron Men/2017), e a relação com a antiga casa ainda não deixou de ser um assunto recorrente entre os londrinos.
No decorrer da semana imprensa e torcedores retomaram as homenagens ocorridas diante do encerramento das atividades do Boleyn Ground, sempre com um tom de nostalgia, não somente pelas arquibancadas próximas da linha lateral, que causavam o efeito “caldeirão”, ou pelas glórias conquistadas ali, mas principalmente pelo “clima de jogo” que começava ainda antes da Green Street, quando todo o Upton Park parecia se envolver com o West Ham.
Os Hammers se identificaram com esse estádio durante toda a vida, e há um ano começaram a contar o novo capítulo de sua história no moderno e imponente London Stadium, recebendo quantidade muito maior de torcedores e impulsionando a grandeza do clube. O Boleyn Ground possuía arquibancadas menores e posicionadas de acordo com o típico estilo inglês de assistir futebol, claramente foi um templo sagrado onde as multidões podiam sentir o cheiro da grama e explodir de felicidade enquanto idolatravam aquelas duas cores.
Entretanto, a história do West Ham não foi interrompida ou encontrou um obstáculo com a transição para a nova casa, tudo que foi vivido continuará na memória dos londrinos durante a existência do clube e também dos torcedores, que quando escolhem um time levam para a vida inteira, a não ser que a paixão pelo brasão de alguma forma seja interrompida, mas eu não entendo esse acontecimento, nem sei dizer como a tragédia se inicia.
As homenagens e as lembranças que vemos hoje são repletas de saudade e ao mesmo tempo contribuem com a paixão; emoções fortes são claramente perceptíveis em depoimentos de torcedores sobre a vontade de acompanhar o time, sendo que os termos técnicos a respeito da qualidade dos estádios já não fazem mais sentido. Os torcedores continuarão orgulhosos ao declarar o West Ham como um tipo de familiar ou amigo próximo, pois o sentimento de irmandade, que é o principal fator na relação entre time e torcida, não foi esquecido no Upton Park, com toda a certeza foi levado para o London Stadium, o novo templo designado à narrar o futuro dos Hammers.
Acompanhe todas informações do West Ham também pelo Facebook na página Hammers Brasil.