Clube de origem curiosa faz sucesso na quinta divisão da Argentina
Conheça Los Cuervos Del Fin Del Mundo, time de futebol criado a partir de uma filial de torcedores do San Lorenzo
Los Cuervos del Fin del Mundo, este é o nome do primeiro colocado da Zona 1 do Torneio Federal C, quinta divisão do Campeonato Argentino. Fato normal e corriqueiro, até obter-se o conhecimento sobre a história desse clube.
Fundado em Ushuaia no extremo sul da Argentina e do continente, foi criado em abril de 2005 por Andrés Almada. inicialmente a Peña (filial) sanlorencista tinha como objetivo realizar ações sociais na comunidade, como por exemplo promovendo a prática de esportes como hóquei, vôlei e futebol, como revela o presidente Almada: “Decidimos fazer um trabalho para a sociedade de Ushuaia”. E através desses objetivos e também com o apoio do governo local, a Peña rapidamente se transformou em um dos principais clubes da localidade.
Registrado no nome do clube, a frase “Fin del Mundo” é uma alusão a localização geográfica de Ushuaia. Neve e temperaturas quase sempre abaixo de zero graus Celsius se torna uma grande barreira a ser quebrada, muitas das vezes a prática do futebol se torna impossível devido ao clima pode chover, ventar, nevar e sair o sol, tudo no mesmo dia. Mas com muita humildade e dedicação eles conseguem a cada dia se superar.
Conquistaram quatro vezes a Liga Ushuaiense de Fútbol (torneio local) e nos anos recentes vem participando de campeonatos de nível nacional, como por exemplo a Copa Argentina em 2009 e 2011. Porém a instituição vive hoje um verdadeiro conto de fadas, a equipe está na primeira colocação da primeira fase da Federal C, momento nunca pensado entre os jogadores e dirigentes. Neste domingo(5), a equipe entra em campo para disputar “seis pontos” contra o segundo colocado, Deportivo Italiano.
Curiosamente, o uniforme dos Cuervos é uma réplica da equipe tradicional de Buenos Aires, possui até os mesmos patrocinadores estampados em sua camisa. Almada conta a um jornal local de que forma foram adquiridos os uniformes: “Comprei as camisetas em La Salada de Mar del Plata. Se você reparar bem, o escudo diz ‘CASL’, faltava o ‘A’. Mas como estava assim o escudo, diminuíram o preço e com a diferença eu comprei os calções.”
O clube que um dia começou com 6 jovens jogando Futebol de Salão é o retrato do verdadeiro futebol, do futebol popular, que gostamos de apreciar. Todos os seus jogadores trabalham em outras áreas para complementar a renda mensal, a instituição ainda está longe de conquistar lugares como Bombonera e Monumental, mas com muita garra lutam a cada dia para seguir realizando seus sonhos, por amor ao Los Cuervos del Fin del Mundo e ao San Lorenzo.