Conheça as maiores rivalidades interestaduais do Brasil

 Conheça as maiores rivalidades interestaduais do Brasil

Todos nós sabemos que quando o assunto é rivalidade no futebol, os clubes brasileiros sempre são lembrados pelas suas famosas rivalidades estaduais, como Galo x Raposa, o Grenal, Fla-Flu, Corinthians x Palmeiras, e por aí vai. Porém todos sabemos que os clássicos e rivais  não se limitam apenas ás suas fronteiras, alguns jogos costumam atrair multidões e se acirram cada vez mais conforme os anos se passam, vamos conhecer algumas rivalidades interestaduais que mais atraem os olhos dos torcedores brasileiros.

Atlético MG x Flamengo

Talvez seja a maior rivalidade dos clubes interestaduais, um duelo que costuma ser polêmico e as vezes violento, o Galo x Urubu costumam medir forças nos duelos nacionais, porém tudo começou no ano de 1980, era final do Campeonato Brasileiro, a primeira final onde os dois clubes se enfrentariam, o galo venceu por 1-0 o jogo de ida, a volta no Maracanã com mais de 150 mil torcedores o Fla venceu por 3-2 e ficou com o título, pois tinha amelhor campanha. Já no ano seguinte, quando as duas equipes brilhavam na Libertadores, o Flamengo foi o campeão naquela edição, mas até hoje a torcida do Galo não esquece daquele jogo no Serra Dourada, quem ganhasse aquele confronto estaria classificado para o mata-mata, porém o jogo foi encerrado com 35 minutos por causa da violência dos atletas do time mineiro, onde o árbitro José Roberto Wright expulsou 5 jogadores do Galo, dando a vitória para o Flamengo.

(Foto: Reprodução/SporTV)

Na década seguinte os clubes caíram um pouco de rendimento, porém seus jogos não deixaram de ser violentos dentro e fora de campo, as torcidas costumam entrar em confronto quando se tem uma brecha, e sempre requer uma atenção especial da polícia. Porém os dois clubes voltariam a medir forças novamente muitos anos depois, novamente com uma vantagem Rubro-Negra, no ano de 2009, durante a arrancada do Flamengo para o título brasileiro, com gol olímpico de Petkovic, o Mineirão com cerca de 80 mil torcedores, mais uma vez viram o Flamengo levar vantagem, mas alguns anos depois a história seria outra, na Copa do Brasil 2014, era uma semifinal e o Galo precisava reverter a desvantagem de 2-0 da primeira partida, ainda saiu atrás do placar no Maracanã, e depois de um jogo tenso uma goleada por 4-1 sobre o Flamengo faria o Galo chegar a uma final de Copa do Brasil depois de muito tempo.

Internacional x Corinthians

Um clássico de clubes que costumam sempre estar no topo do Brasileirão, Inter mesmo há bastante tempo sem levar um Campeonato Brasileiro sempre figurou entre os favoritos e muitas vezes mereceu ser campeão, como no polêmico ano de 2005 para o futebol brasileiro, onde o campeão foi justamente o Corinthians. Era a penúltima rodada do campeonato e os dois clubes duelavam ponto a ponto pelo título do campeonato, durante o jogo que acontecia no Pacaembu, Tinga, jogador do Inter na época claramente sofreu um pênalti do goleiro Fábio Costa, um lance muito claro e que caso a vitória do Inter se concretizasse o colorado assumiria a liderança na última rodada, porém o árbitro entendeu como simulação e expulsou o Volante do Inter, favorecendo o Corinthians e frustrando a torcida do Internacional, o jogo terminou empatado e o Corinthians levou o título daquele ano, desde então torcedores trocam farpas por este motivo, e o clima costuma ser mais tenso nos duelos entre o clube paulista e gaúcho.

Outro capítulo foi em 2007, o Corinthians corria sérios riscos de rebaixamento, o Timão enfrentava o Grêmio e o Colorado pegaria o Goiás, clube que disputava com o Corinthians a permanência na série A, a torcida do Inter pedia que o time perdesse para o Goiás, causando o rebaixamento do Corinthians. Resultado final, o Goiás venceu por 2-1 o Inter, a torcida colorada vibrou demais e o alvinegro caiu para a segunda divisão, seria uma vingança daquele ano de 2005.

(Foto: Reprodução/ESPN)

Santos x Botafogo

O mais antigo dos clássicos interestaduais, na década de 60 e 70, Santos e Botafogo eram a base da seleção brasileira, os dois principais clubes do país na época. Os jogos atraíam milhões de fans e até quem não era torcedor gostava de assistir os jogos pois duelavam Pelé e Garrincha, Jairzinho, Edu, e muitos outros craques que serviam a seleção. A rincha entre os dois era tanta que existia um duelo de quem levava mais jogadores á seleção Brasileira, durante as copas de 58 e 62, era a famosa rivalidade saudável.

(Foto: Reprodução/Internet)

Palmeiras x Grêmio

O auge da rivalidade foi na década de 90, seus jogos eram sempre importantes para seus devidos campeonatos, como por exemplo, a Libertadores nos anos de 1995 e 96. Em 95 o Grêmio de Felipão enfrentaria o Palmeiras nas Quartas de Final, o primeiro jogo foi uma sonora goleada de 5-0 sobre a equipe alviverde, porém o jogo da volta o Palmeiras por muito pouco não surpreende de forma história e venceu por 5-1 o segundo jogo, que por um gol de vantagem, o tricolor gaúcho garantiu a vaga nas semifinais. No ano seguinte, em 96, o Palmeiras deu o seu troco eliminando o Grêmio nas semifinais da Copa do Brasil. Depois de muitos anos a rivalidade reascendeu com a ida o argentino Hernán Barcos ídolo palmeirense trocou o alviverde pelo tricolor gaúcho, e muitos torcedores palmeirenses o chamaram de Judas.

(Foto: Reprodução/ Internet)

Essas são algumas das principais rivalidades, existem muito mais como por exemplo Vasco x Corinthians, Flamengo x Palmeiras, São Paulo x Cruzeiro e tantas outras que podemos acompanhar nos jogos de Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e até Libertadores da América, geralmente essas rivalidades interestaduais aumentam ou diminuem de acordo com a época, mas suas torcidas jamais esquecem dos antigos episódios e sempre na primeira oportunidade aproveitam para tirar um sarro do rival, ou muitas vezes o caso até passa da zoação e a violência se faz presente. O futebol brasileiro é rico de grandes clubes, grandes jogos e jogadores, essas rivalidades sempre vão existir e por um motivo ou outro nunca são esquecidas.

Rivalidade
Clique na imagem para entrar no site

 

Abreu Neto

Related post

Leave a Reply