No returno da Série B, o Vasco está na parte de baixo da tabela
Com riscos de não subir, o Vasco é apenas o 11º colocado no returno
Após perder para o Criciúma no Estádio Heriberto Hülse, o Vasco ficou em situação delicada no campeonato brasileiro da Série B. O clube carioca, que terminou o 1º turno como líder absoluto, teve um returno lastimável, tendo chances de não subir para a Série A do próximo ano.
Com mais derrotas que vitórias, a equipe comandada por Jorginho teve jogos inconstantes por todo returno. Diferentemente do 1º turno, quando seu time sobrou diante dos rivais.
Primeiro turno
Na primeira parte do campeonato brasileiro da Série B, o Vasco terminou como líder e com quatro pontos de vantagem do segundo colocado, que na época era o Ceará. Nos 19 jogos, foram 12 vitórias, três empates e apenas quatro derrotas. Com aproveitamento de 68.4%. Foram 31 gols marcados e apenas 18 sofridos.
Com isso, todos já apostavam no título e acesso do cruzmaltino sem nenhum problema. Porém, não foi bem isso que aconteceu.
Segundo turno
No returno, tudo mudou para os cariocas. O aproveitamento que era de 68.4%, caiu para apenas 42.5%. Além disso, a equipe do meia Nenê conseguiu o feito de perder mais do que ganhar. Foram sete derrotas, cinco empates e apenas seis vitórias. Tudo isso em 18 jogos. O saldo de gols que no primeiro turno foi de +13, agora é de -1. Ou seja, o time de São Januário tomou mais gols do que marcou. Foram 21 gols feitos e 22 sofridos.
Contudo, o Vasco da Gama é o 11º colocado do returno da Série B, com apenas 23 pontos. A gordura que foi feita no primeiro turno não conseguiu garantir o clube na Série A do próximo ano e os cariocas tem grandes chances de não se classificarem. Para garantirem vaga na primeira divisão do próximo ano, o time do goleiro Martín Silva precisa vencer o Ceará em casa, na última rodada. Caso não vença, precisará de uma combinação de resultados para garantir vaga no G4.