O Chelsea enfrenta Everton em busca de recuperação no campeonato
O Chelsea precisa da vitória para se recuperar no campeonato inglês
O Chelsea, neste sábado, dia 16, receberá o Everton em busca de recuperação na Premier League. Os “The Blues” de Londres, agora comandados pelo holandês Gus Hiddink, é a maior surpresa negativa do campeonato: com somente 24 pontos ganhos, é apenas o décimo-quarto. Os “The Toffees”, por sua vez, conseguiram 28 pontos em 21 partidas e estão em décimo-primeiro. Fica evidente que, com os elencos disponíveis, ambas as equipes vêm apresentando um futebol bem abaixo de suas capacidades e esperam embalar uma boa sequência de vitórias para tentar brigar por competições europeia.
O holandês parece conseguir extrair mais dos jogadores que o “The Special One”, que já estava desgastadíssimo com o elenco. Apesar disso, empates contra Watford e West Bromwich em casa mostram que é necessário uma solução definitiva. A imprensa inglesa diz que há conversas com Diego Simeone, treinador do Atlético de Madrid, que estaria de saída após anunciada a punição dada ao clube pela FIFA.Taticamente falando, o Chelsea precisa melhorar sua defesa: com 31 gols sofridos em 21 jogos, é a apenas a décima-quinta colocada entre os vinte clubes da Premier League. O ataque, por sua vez, precisa mostrar mais qualidade, ainda mais com as estrelas que tem. É o oitavo melhor com 28 gols marcados até o momento.
A temporada 2015/16 para o Everton se resume a uma palavra: decepcionante. Em agosto, esperava-se que os comandados de Roberto Martinez disputassem pelo menos uma vaga para a Liga Europa. Não era por menos, com talentos como Tim Howard, John Stones, Tom Cleverley, James McCarthy, Kevin Mirallas e Romelu Lukaku, o elenco podia não tão badalado como o do Chelsea, por exemplo, mas seria em tese, extremamente sólido.
O maior problema do Everton são os empates: incríveis dez em 21 partidas, é de longe a equipe que mais empatou no campeonato. Dos últimos dez jogos, foram quatro empates, quatro vitórias e duas derrotas. A maior ameaça do clube de Liverpool é o atacante belga Romelu Lukaku, artilheiro da Premier League junto com Jamie Vardy do Leicester FC com 15 gols marcados. De modo geral , o ataque vem funcionando muito bem, com 36 gols, o quarto melhor da liga. Já a defesa é somente a décima-terceira, com 29 gols sofridos. Caso Roberto Martinez queira ter maiores pretensões nessa temporada, equilibrar a defesa com o ataque é uma tarefa obrigatória.
Por Pedro Pacola