Jogos Olímpicos do Rio 2016: Ciclismo
Velocidade, manobras radicais, provas exaustivas e muito patriotismo: Esses são os ingredientes do ciclismo no Rio 2016
Existem muitas modalidades de ciclismo nas Olimpíadas, Ciclismo de Estrada, Ciclismo de Pista, Mountain Bike e também Ciclismo BMX. E todas essas modalidades estarão presentes nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.
Ciclismo de Estrada:
A modalidade é disputada de duas maneiras diferentes, corrida e contra-relógio.
As provas de ciclismo de estrada serão disputadas no Forte de Copacana e também no Portal. Assim, o principal atrativo para assistir as provas são a união de uma dura e exaustiva competição aliada a belas paisagens naturais do Rio de Janeiro.
Os maiores medalhistas no masculino são Henry Hanson (DIN), Ragnar Malm (SUE) e Gosta Petterson (SUE). No feminino, as recordistas são Jeannie Longo-Ciprelli (FRA), Leontien Zijlaard-Van Moorsel (HOL) e Kristin Armstrong (EUA).
As primeiras Olimpíadas onde houveram disputas por ciclismo foram as de Atenas-1896.
Após 24 anos sem um brasileiro na modalidade, o cearense Gideone Monteiro conseguiu a classificação e disputará os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Ciclismo de Pista:
Disputada por equipes e individualmente o Ciclismo de Pista é pura velocidade com bicicletas sem freios (literalmente).
As provas serão disputadas no Velódromo Olímpico do Rio e os maiores medalhistas no masculino são os britânicos Chris Hoy e Bradley Wiggins e o americano Burton Downing. No feminino, a chinesa Shuang Guo, a francesa Felicia Ballanger e a britânica Victoria Pendleton são as maiores medalhistas. A modalidade é disputada também desde a primeira edição das olimpíadas moderna, em Atenas.
Ciclismo Mountain Bike:
Para os que gostam de aventuras, as olimpíadas também têm esportes e/ou modalidades destinados a vocês.
O Mountain Bike une circuitos exaustivos, belezas naturais e também certa radicalidade.
O esporte de origem norte-americana estreou em olimpíadas a edição de Atlanta, 1996.
Os maiores medalhistas da modalidade masculina são os franceses Julien Absalon e Miguel Martinez e o holandês Bart Brentjens, no feminino as recordistas são Sabine Spitz (ALE), Paola Pezzo (ITA) e Julie Bresset (FRA).
Os brasileiros na disputa são Henrique Avancini e Rubens Donizete que pela segunda vez na história do Brasil, asseguraram a participação de dois atletas no masculino da modalidade. Além de Raiza Goulão que será a representante do país no feminino.
As provas do circuito acontecem no Centro de Mountain Bike, no Parque Radical.
Ciclismo BMX:
O caçula olímpico, teve sua estréia em Pequim, 2008. É uma versão mais rápida e radical do Mountain Bike. Se é fã de saltos e manobras, esse é o esporte ideal pra você.
No masculino, o maior medalhista é Mais Strombergs da Letônia. Já no feminino, nenhuma ciclista conseguiu conquistar mais de uma medalha.
O ciclista Renato Rezende será o representante do Brasil na modalidade, mesmo após uma séria lesão onde o atleta quebrou a clavícula.
Os circuitos acontecerão no Centro Olímpico de BMX, também no Parque Radical.
