Audax fica no empate com Santos e decisão sera na Vila
Com igualdade justa no placar e dentro de campo a grande final do Paulistão entre Audax e Santos será decidida na Vila Belmiro
Na tarde deste domingo (01), Audax e Santos se enfrentaram no estádio José Liberatti, foi a primeira partida da final do Paulistão, e o jogo terminou empatado em 1 a 1.
Em um jogo muito equilibrado e bem jogado, o time da casa saiu na frente com Mike aos 12min do segundo tempo, mas a equipe visitante conseguiu chegar ao empate aos 34min dando ponto final aos primeiros 90min da final. Esse placar teoricamente dá uma vantagem boa ao Santos
O primeiro tempo de jogo começou com um domínio relevante da equipe de Osasco, em 25 min o Santos pouco tocou na bola, ficando na “roda”, mesmo assim o Osasco não conseguiu levar muito perigo ao gol de Vanderlei. Já era de se esperar esse posicionamento da equipe mandante, o que não se imaginava, pelo menos quem escreve esse texto, era a posição da equipe santista que ao invés de marcar pressão preferiu deixar o adversário jogar.
Mesmo com o toque de bola envolvente do Audax, as melhores chances de gol foram do alvinegro praiano. Com duas bolas na trave do camisa nove, Ricardo Oliveira, e um gol perdido pelo menino Vitor Bueno, o Santos se encontrou nos contra-ataques com os lançamentos de Lucas Lima encontrando o Gabigol. Foi um primeiro tempo muito equilibrado onde não se teve uma faísca que pudesse nos mostrar quem venceria a partida.
O começo do segundo tempo deu indícios que o Santos dominaria o jogo, tendo a posse de bola e trabalhando bem as jogadas chegando até o gol adversário, mas foi apenas impressão. Quando o time alvinegro se impunha na partida a “surpresa” do campeonato fez mais uma vez o que se esperava dele, Davi acertou a pedra no gigante, e Mike marcou um belo gol ao tirar o zagueiro Gustavo Henrique da jogada com um corte seco.
O Santos pareceu não sentir o gol do Audax e partiu pra cima em busca do empate, mas sem dúvida o torcedor santista ficou assustado ao ver o craque do time, Lucas Lima, ser substituído aos 20min e sair chorando, situação que preocupa para o segundo jogo. Em seu lugar entrou Ronaldo Mendes que mudaria o jogo alguns minutos depois.
O jogo seguiu muito equilibrado, o Audax com sua proposta de toque de bola e o Santos continuou postado em marcação muito bem estuda por Dorival. A torcida do time de Osasco chegou até a iniciar um grito de olé, mas começaram a “festa” cedo demais, assim como a do Santos contra o Palmeiras na semifinal, e o jogador Ronaldo Mendes acertou um belo chute que acabou desviando e matando o goleiro Sidão, que até chegou na bola, mas não conseguiu evitar o belíssimo gol. Depois do empate santista o jogo só perdeu seu equilíbrio aos 40min quando o time do Audax partiu voltou a dominar o jogo e manteve pressão até o final. O que não adiantou muito e o jogo terminou 1×1.
Esse encontro de Audax e Santos na final do Paulista é um ganho para o futebol brasileiro, tanto na qualidade técnica, quanto na qualidade tática. O trabalho de Fernando Diniz é memorável, mas não podemos esquecer de Dorival Jr, ambos procuram o ataque o tempo todo e o jogo mostrou o quão eles estudaram seus adversários, coisa que técnicos brasileiros parecem não ter o costume. Treinadores, diretoria, jogadores, torcidas e todos os envolvidos estão de parabéns, foi um jogo de altíssimo nível. Que vença o que menos errar dentro da Vila Belmiro.