F1 começa com tudo nesse final de semana no GP da Austrália
Primeira corrida do ano da F1 acontecerá em Melbourne
Na primeira corrida do ano, a Fórmula 1 acontecerá no país da Oceania nesta madrugada de domingo (20), no autódromo de Melbourne. O evento conta com a estréia da equipe americana Haas, e de três novos corredores. Pela primeira vez na história um Indonésio correrá pela categoria.
Rio Haryanto fará sua estreia na F1 pela reestruturada Manor, que terá outro jovem na equipe. Pascal Wehrlein é outro estreante, que correrá ao lado do Indonésio. Jolyon Palmer é o novo piloto da Renault. Na temporada passada o corredor era reserva na Lotus.
As expectativas das grandes equipes como a Ferrari, Mercedes e Williams são grande, ambos são os mais cotados para brigar pelo título do campeonato. Neste ano, a Ferrari entrará forte pela briga do campeonato e aposta suas fichas em Sebastian Vettel. Com um carro novo, a equipe fez bons testes e está confiante, e pelo que parece, será uma pedra no sapato do atual campeão Lewis Hamilton, que mais um vez é o favorito para levantar o caneco no final do ano. A equipe alemã parece ter conseguido resolver o problema da resistência dos carros. O W07 está mais resistente do que nos últimos anos, e apresentou apenas um problema na pré-temporada.
Os brasileiros Felipe Massa e Felipe Nars esperam realizar uma temporada melhor do que o ano passado. Mas uma coisa preocupa o piloto da Williams, é a proibição dos rádios. O piloto não poderá mais discutir estratégias com o engenheiro da equipe, o que pode dificultar muito a vida dos pilotos.
“Trabalhei bastante em cima disso, já nos testes de Barcelona. Vi também que temos de aprender bem rápido as lições – comentou Massa, lembrando ser esse o desafio maior quando tudo ainda é novidade” – Disse o piloto ao ser perguntado sobre a proibição.
Uma novidade entre as equipes, é a estreia da equipe americana. Trata-se da Hass, que trás dois pilotos interessantes. O mexicano Esteban Gutiérrez, ex-reserva da Ferrari, e o francês Romain Grosjean, ex-Lotus terão a missão de levar a equipe a ter bons resultados. Com uma boa estrutura, melhor que algumas equipes, a estreante tem boas expectativas para este ano e fechou uma parceria técnica com a Ferrari.
Novidades nos treinos de classificação da Formula 1
A novidade fica por conta da mudança nos treinos classificatórios. Com isso, a disputa pela pole ficará mais dinâmica.
Q1 – Duração de 16 minutos – O mais lento será eliminado a cada 90 segundos até sobrarem 15 pilotos.
Q2 – Duração de 15 minutos – O mais lento será eliminado a cada 90 segundos até sobrar 8 pilotos.
Q3 – Duração de 14 minutos – O mais lento será eliminado a cada 90 segundos, até sobrar 2 pilotos que brigarão pela pole.
Mas não se classificar para o Q3 pode ser interessante. O piloto que se classificar para o Q3 é obrigado a largar com um jogo de pneus que vai te permitir completar no máximo seis voltas. Enquanto os pilotos do Q2 podem escolher o pneu que vão largar e optar por um que dê maior autonomia, então não é tão ruim não se classificar entre os oito primeiros.
O treino classificatório acontecerá na madrugada de sábado (19).