Esportes Mais entrevistoa exclusivamente um dos melhores narradores da Fox Sports, João Guilherme
O carioca João Guilherme de Miranda Carvalho, mais conhecido como João Guilherme, é um dos mais famosos narradores dos canais FOX Sports. Com 44 anos, o narrador nasceu em Niterói, no Rio de Janeiro, e tem muitas histórias para contar.
O narrador falou exclusivamente com o Esportes Mais sobre seus famosos bordões, como foi narrar uma Copa do Mundo com apenas 21 anos, deu dicas para quem quer ser narrador, entre outras coisas! Confira a entrevista!
Esportes Mais: Qual foi a partida mais emocionante que você narrou na sua vida?
João Guilherme: Final da Copa Libertadores de 2013, com Atlético-MG x Olímpia. Foi sensacional.
Esportes Mais: Você acha que a Major League Soccer (MLS) pode ser uma das melhores ligas do mundo no futuro?
João Guilherme: Acho que sim, pela organização e investimentos, acredito que em 10 anos esteja entre as principais.
João Guilherme: Um sonho. Algo incrível e uma experiência que me amadureceu muito rápido. Ter a chance de estar lá e ver o Brasil campeão depois de 24 anos foi um dos grandes momentos da minha carreira.
Esportes Mais: Como começou o bordão “toca a música no Fox Sports”?
João Guilherme: Surgiu num jogo do campeonato Italiano que o gol saiu e foi anulado, aí mandei não tocar a música porque o gol não valeu. Quando foi pra valer eu disse toca a música.
A frase “toca a música no FOX Sports” foi criada por João e acabou pegando, com todos os narradores da emissora falando a frase quando sai algum gol.
Esportes Mais: Você se inspira em alguém?
João Guilherme: Osmar Santos é o meu ídolo.
Com 66 anos, Osmar Santos era considerado um dos maiores locutores do Brasil, porém após sofrer um acidente de automóvel, há 20 anos, acabou deixando a profissão de lado e hoje atua como pintor.
Esportes Mais: Você foi uma das primeiras vozes do MMA no país. Como é ter sido um dos pioneiros na transmissão do esporte no Brasil?
João Guilherme: Algo muito legal. Aconteceu por acaso e com o tempo fui gostando do esporte. Me sinto honrado de ter ajudado a popularizar o MMA.
Esportes Mais: Após começar na Rádio Carioca em 1998 e passar pelas rádios, Tamoio, Tropical, tupi e por fim na Rádio Gazeta, como foi para você ser convidado para integrar a equipe do SporTV?
João Guilherme: Fiz um teste em 97 e não me imaginava como locutor de TV. Naquela época o rádio era mais forte. Fazer parte do início desse processo no Brasil é fantástico. Na ocasião não tinha noção. Fui acompanhando o crescimento. Foi uma grande oportunidade.
Esportes Mais: Como é fazer parte da equipe FOX Sports?
João Guilherme: Uma motivação grande fazer parte do time que lançou o canal no Brasil. Um enorme desafio que está sendo vencido. Uma grande oportunidade.
Esportes Mais: Que dicas você daria para um jovem que quer ser narrador, assim como você?
João Guilherme: Primeiro saber se leva jeito para narrar. Fazer uma autocrítica. Narrar é um dom e você percebe isso no dia a dia; no vídeo game e nos jogos da TV que você pode acompanhar e ficar narrando. Se tem esse dom, estude muito, se prepare com muitas informações e seja um viciado em esportes. Saiba o máximo que puder. Boa sorte a todos que tentam atingir seu sonho.