
Aos 81 anos de idade, Moncho Monsalve treinou a seleção brasileira masculina de basquete entre 2008 e 2010
O basquete mundial, principalmente o espanhol e o brasileiro, tiveram uma triste notícia nesta terça-feira, 28 de abril. Morreu Moncho Monsalve, uma lenda do basquete espanhol e técnico da Seleção Brasileira masculina entre 2008 e 2010. No comando do Brasil, Moncho sagrou-se campeão da Copa América de 2009 e levou o país ao Campeonato Mundial em 2010.
José Manuel Monsalve, conhecido como Moncho Monsalve, faleceu aos 81 anos. Descrito pelo Real Madrid como uma de suas grandes lendas, Monsalve é tido como uma figura chave na evolução do basquete da Espanha. Ele conquistou três títulos da liga espanhola, três Copas da Espanha e três Copas dos Campeões Europeus entre 1963 e 1967. Também jogou 82 partidas (61 oficiais) pela seleção do seu país e conquistou a medalha de prata nos Jogos do Mediterrâneo de 1963.
Devido a vária lesões, Moncho, que nasceu em Medina del Campo, em 1945, teve sua carreira interrompida e se aposentou em 1971, aos 26 anos de idade. Logo começou a trabalhar como treinador. Passou por Barcelona, Zaragoza, Murcia, Málaga, Ferrol, Hospitalet, Mestre, Oximesa de Granada, Tenerife, Valladolid, Cantabria e Balneario de Archena. E também pelas seleções nacionais de Marrocos e República Dominicana, além do Brasil.
Moncho Monsalve dirigiu Oscar no basquete espanhol
Ultimamente estava trabalhando como treinador das equipes jovens da UCAM Murcia, além de fazer parte do Gabinete Técnico da Federação Espanhola de Basquete e ser comentarista. Em 2024 teve seu nome incluído no Hall da Fama do Basquete Espanhol.
A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) fez uma postagem em seu site oficial, rendendo homenagens ao espanhol. Moncho teve a oportunidade de dirigir o brasileiro Oscar Schimdt (falecido no último dia 17), em 1978, no Castilla Valladolid, e Marcelinho Machado, no Cantabria Lobos, ambas equipes da Espanha.