Jacuipense e Palmeiras pode não acontecer em Londrina como planejado
O confronto entre Jacuipense-BA e Palmeiras, válido pelo jogo de volta da quinta fase da Copa do Brasil, acontecerá no Estádio do Café, em Londrina (PR). A equipe baiana optou por vender o mando de campo e receberá R$ 1,5 milhão para atuar no Paraná, abrindo mão da arrecadação com bilheteria. Em contrapartida, o clube não terá despesas com logística. O estádio do Jacuipense, localizado em Riachão do Jacuípe, a cerca de 190 km de Salvador, comporta apenas cinco mil torcedores, abaixo do mínimo de dez mil exigido pela CBF e está fechado a 2 anos para obras.
A Jacuipense vinha mandando seus jogos em Pituaçu em Salvador, no entanto, o estádio estará em reformas em virtude de adequações do espaço físico e do gramado do estádio para ser Centro de Treinamento da Copa do Mundo Feminina em 2027. A outras opções eram Fonte Nova, Barradão e Joia da Princesa que foram descartadas pela equipe que escolheu jogar em Londrina, após vender o mando. No entanto, segundo o artigo 34 do regulamento da Copa do Brasil, mandar um jogo fora do estado da Federação é proibido.
Art. 34 – O mando de campo das partidas será exercido no limite da jurisdição da Federação a que
pertença o Clube mandante, exceto em situações excepcionais, a critério da DCO e de acordo como RGC.
Parágrafo único – No caso de determinação judicial ou manifestação de órgão público
responsável pela segurança pública local para a realização de partida de Competição
organizada pela CBF com a presença de torcida única, a DCO, a seu critério, poderá remanejar
a partida para outro local, inclusive fora da jurisdição da Federação Estadual do Clube
Mandante, ou determinar a realização da partida com portões fechados, garantindo-se o
equilíbrio técnico-esportivo da competição em quaisquer de suas fases .
Como a partida entre Jacuipense e Palmeiras não se encaixa no critério excepcional, de forma que não é partida única, a mudança para Londrina pode ser vetada pela CBF para assim manter o equilíbrio e justiça da competição. Esse elemento técnico está aparecendo pela primeira vez no regulamento da Copa do Brasil.
Clube alega que o Joia da Princesa está sem laudos técnicos, prefeitura rebateu:
A opção mais próxima para a Jacuipense seria Feira de Santana, com o Joia da Princesa que pode receber 16 mil torcedores e onde o time disputou as semifinais do Campeonato Baiano em 2026. A Prefeitura de Feira de Santana, por meio do superintendente de esportes do município, Emerson Brito, contestou a informação, destacando que a Jacuipense solicitou o uso do estádio Joia da Princesa para as competições da Copa do Nordeste e da Série D do Campeonato Brasileiro.
A CBF irá definir na segunda-feira se será permitida a venda de mando da Jacuipense.