
CBF apresentas as mudanças que vão entrar em vigor a partir de 2026 no calendário do futebol masculino brasileiro
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta quarta-feira (1), em um evento na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, o calendário do futebol masculino brasileiro para o período de 2026 a 2029. São muitas as mudanças, que afetam todas as suas competições e criam novas.
A entidade máxima do futebol do Brasil anunciou que em 2026 o Campeonato Brasileiro da Série A começará no dia 28 de janeiro e terminará no dia 2 de dezembro. Assim, a competição terá início antes do fim dos Estaduais, que serão disputados de 11 de janeiro a 8 de março, com limite de 11 datas. As finais dos Estaduais serão no final de semana e haverá um semana livre para as decisões, sem rodadas do torneio nacional.
Assim como a Série A, o Campeonato Brasileiro da Série B também terá aumento na duração. Ele terá o mesmo formato, agora com início em 21 de março e término em 28 de novembro de 2026.
Série C, a partir de 2027, e Série D, já no ano que vem, foram ampliadas pela CBF
Em 2026 a Série C do Campeonato Brasileiro terá o mesmo formato atual, porém com o descenso de apenas dois clubes. Início em 5 de abril e término em 25 de outubro. Em 2027, ainda com o mesmo formato, mas com 24 clubes, novamente descenso de apenas duas agremiações. A partir de 2028, mudança de formato e 28 clubes: dois grupos de 14, com jogos de ida e volta, e descenso de seis clubes para a Série D.
O Campeonato Brasileiro da Série D terá um aumento de 64 para 96 clubes. Em 2026 será disputado entre 5 de abril e 13 de setembro. O formato também passará por alterações. Na fase 1, serão 16 grupos de seis times, que disputam turno e returno, com os quatro melhores de cada chave avançando ao mata-mata, com jogos de ida e volta. Além disso, pela primeira vez, seis clubes conquistarão o acesso à Terceira Divisão: os semifinalistas além dos vencedores dos dois playoffs entre os perdedores das quartas de final. Outra novidade: o campeão da quartona terá vaga garantida na terceira fase da Copa do Brasil do ano seguinte. E todos os classificados à terceira fase (exceto os promovidos, obviamente) estarão garantidos na Série D do ano seguinte.
CBF promove alterações também na Copa do Brasil
A Copa do Brasil terá mais clubes e mais fases. São 126 participantes em 2026 e 128 a partir de 2027. Serão quatro fases iniciais (todas com jogos únicos), a partir de 18 de fevereiro. Todas sem as presenças dos clubes da Série A, que entrarão somente a partir da quinta fase, última antes das oitavas de final, quando começam os jogos de ida e volta. A final passa a ser em jogo único e campo neutro, marcado para o dia 6 de dezembro e que marcará o fim da temporada do calendário do futebol brasileiro.
Por fim, remodelação na Copa do Nordeste, com 20 clubes em vez de 16. Separação da Copa Verde, que mantém 24 participantes, sendo apenas a final entre o vencedor da Copa Norte e o da Copa Centro-Oeste. E a criação da Copa Sul-Sudeste, com 12 agremiações (duas de MG, RJ, SP, PR, SC e RS).