
Jogadora do Barcelona, Aitana Bonmatí é a melhor jogadora do mundo pela terceira vez consecutiva
A espanhola Aitana Bonmatí, de 27 anos de idade, foi eleita a melhor jogadora do mundo pelo terceiro ano seguido. A meia do Barcelona ganhou a Bola de Ouro 2025 da revista “France Football”, nesta segunda-feira (22), superando na votação a também espanhola Mariona Caldentey, do Arsenal, da Inglaterra, que ficou em segundo lugar.
Diferentemente dos anos anteriores, Aitana venceu a eleição sem ter conquistado algum dos principais títulos da temporada. O Barcelona perdeu a final da Champions League Feminina para o Arsenal, e a Espanha foi vice-campeã da Eurocopa Feminina, derrotada pela Inglaterra na decisão. Contudo, o Barcelona foi soberano no seu país, com os títulos do Campeonato Espanhol, da Copa da Rainha e da Supercopa da Espanha.
– Todas as outras indicadas são grandes jogadoras, se eu pudesse dividir essa Bola de Ouro eu faria. E receber o prêmio das mãos do Andrés Iniesta, um dos meus ídolos de infância, é especial. Esse é também o primeiro ano com os mesmos prêmios no feminino e no masculino, essa era a igualdade que pedíamos e hoje conseguimos – afirmou Aitana Bonmatí, ao receber o troféu na cerimônia realizada no Théâtre du Châtelet, em Paris.
Aitana Bonmatí torna-se a maior vencedora da Bola de Ouro
Com seu terceiro troféu, Aitana passou a ser a maior ganhadora da Bola de Ouro, superando sua colega de Barcelona e seleção espanhola Alexia Putellas, dona de dois troféus. A premiação feminina começou em 2018. Das sete edições, cinco foram vencidas por jogadoras do Barcelona, de 2021 a 2025. Confira:
- 2025 – Aitana Bonmatí (Espanha, Barcelona)
- 2024 – Aitana Bonmatí (Espanha, Barcelona)
- 2023 – Aitana Bonmatí (Espanha, Barcelona)
- 2022 – Alexia Putellas (Espanha, Barcelona)
- 2021 – Alexia Putellas (Espanha, Barcelona)
- 2019 – Megan Rapinoe (Estados Unidos, Reign FC)
- 2018 – Ada Hegerberg (Noruega, Lyon)
Entre os homens, o vencedor foi o francês Ousmane Démbélé, do PSG. O atacante francês de 28 anos teve papel fundamental na histórica temporada do Paris Saint-Germain. Eleito o melhor jogador do mundo na 69ª edição da Bola de Ouro, tradicional premiação organizada pela revista France Football em parceria com o jornal L’Équipe e a Uefa, ele conquistou a Champions League, o Campeonato Francês, a Copa da França, a Supercopa da França e o vice na Copa do Mundo de Clubes.