
Botafogo e Palmeiras entram em campo para a disputa da 20ª rodada do Brasileirão
Na noite de domingo (17), o Botafogo recebe a equipe do Palmeiras em mais uma rodada do Brasileirão. O confronto que abre as partidas do segundo turno da competição colocam as equipes frente a frente na 20ª rodada. A partida será realizada no Nilton Santos, às 20h30 segundo horário de Brasília.
Sem vencer a 3 jogos dentro de casa no Brasileirão, o Botafogo recebe o Verdão
Atualmente sendo o 5º colocado no Brasileirão, o Botafogo busca a recuperação no campeonato após começo fraco. Agora, comandados por Davide Ancelotti, filho do técnico da Seleção Brasileira Carlo Ancelotti, o Fogão busca repetir o protagonismo atingido nas últimas duas competições anteriores. Com 17 rodadas disputadas até o momento por conta do Mundial de Clubes e com duas partidas em atraso (Grêmio e Mirassol) o clube carioca soma 29 pontos conquistados com 8 vitórias, 5 empates e 4 derrotas. Ainda, após a disputa no Mundial, segue sem vencer no Nilton Santos.
Dentro de casa, disputou 3 partidas após a competição e perdeu para o Cruzeiro por 2 a 0, empatou com o Vitória por 0 a 0 e empatou também com a equipe do Corinthians por 1 a 1. Atualmente, está a 7 pontos atrás do Palmeiras na classificação e a vitória na partida direta auxilia diretamente o Fogão a entrar na briga pelo G4 da competição. A disputa recentemente ascendeu uma chama de rivalidade após as partidas de 2023, na quais o Palmeiras arrancou e venceu o título e 2024, no qual o Botafogo venceu o Brasileirão sob o Palmeiras e os eliminou na Libertadores.
Em 2025, a primeira partida terminou em 0 a 0 no Allianz Parque, logo na estreia do Brasileirão. O Palmeiras não vence o Botafogo no Brasileirão desde 2023, a última vitória foi justamente no Nilton Santos em uma virada épica em que sai perdendo de 3 a 0 e o jogo termina 4 a 3. No ano passado, o Fogão venceu em casa por 1 a 0 e no Allianz Parque por 3 a 1. Para esse confronto, a expectativa é que o Botafogo não entre com o time 100% titular pensando na volta da Libertadores, além disso, não poderão contar com Cuiabano, Kaio Pantaleão, David Ricardo e Bastos.

Na cola do líder, Palmeiras visa voltar a vencer o Botafogo fora de casa
Atualmente, o Palmeiras segue sendo o 3º colocado no Brasileirão. São 17 partida disputadas (Santos e Juventude ainda em atraso por conta do Mundial de Clubes), 36 pontos conquistados em 11 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. Se mantendo na cola de Cruzeiro e Flamengo, o Palmeiras vive um momento de instabilidade, mas segue somando pontos importantes na competição. Na última rodada venceu o Ceará em seu mando de campo, no Allianz Parque, virando a partida para 2 a 1. Com uma partida a menos, uma vitória contra o Botafogo, coloca o Palmeiras a apenas um ponto do líder Flamengo.
Em 2024, o Verdão foi vítima do Botafogo, tanto no Campeonato Brasileiro, tanto na Libertadores, no qual foi derrotado e perdeu ambos os títulos. Já em 2025, o Palmeiras devolveu a eliminação sofrida na Libertadores, no Mundial de Clubes, quando eles se encontraram nas quartas de final do torneio e o Verdão venceu na prorrogação com gol de Paulinho, 1 a 0 foi o placar final da partida. Agora, tenta aproveitar a vantagem construída na partida de ida da Libertadores contra o Universitário para utilizar o time 100% titular em busca de 3 pontos importantes para a sequência.
Com um novo esquema sendo utilizado por Abel Ferreira, a expectativa é de que Flaco e Vitor Roque sejam a nova dupla de ataque titular do Palmeiras, uma vez que renderam bem na Libertadores e a tática funcionou frente ao Ceará. Mesmo assim, o plantel não poderá contar com Paulinho e Bruno Rodrigues que ainda se recuperam de lesão, Bruno Fuchs ainda é uma incógnita após também se recuperar de lesão e Raphael Veiga com dores no púbis também. Uma possível volta ao time titular é o zagueiro Murilo, recuperado de lesão.

Ficha Técnica: Botafogo x Palmeiras
Data e hora: 17/08 às 20h30 segundo horário de Brasília
Onde: Nilton Santos, Rio de Janeiro
Onde assistir: Amazon Prime
Arbitragem: Davi De Oliveira Lacerda
VAR: Rodolpho Toski Marques
Prováveis escalações:
Botafogo: Neto; Mateo Ponte, Marçal, Barboza e Alex Telles; Newton, Allan (Danilo), Savarino, Corrêa e Nathan Fernandes; Arthur Cabral. Técnico: Davide Ancelotti.
Palmeiras: Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno (Emiliano Martínez), Lucas Evangelista, Maurício, Ramón Sosa e Flaco López; Vitor Roque. Técnico: Abel Ferreira.
Leia mais sobre o Brasileirão em nosso site!
Nos siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e X.