Real Madrid e Juventus possuem histórico equilibrado em mata-matas, com vantagem para os espanhóis
A Copa do Mundo de Clubes da FIFA tem a finalização de sua fase de oitavas de final nesta terça-feira (01). Real Madrid, da Espanha, e Juventus, da Itália, se enfrentam às 16h (de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami.
Será a décima vez que espanhóis e italianos se enfrentam num mata-mata de alguma competição. Nas nove anteriores, o Real levou a melhor cinco vezes, sendo duas em jogos únicos, como será agora. Por outro lado, a Velha Senhora conseguiu superar os merengues em quatro oportunidades ao longo da história.
Mais entrosado, Real Madrid quer garantir vaga nas quartas
Após o empate (1 x 1) na estreia, contra o Al-Hilal, da Arábia Saudita, o Real venceu Pachuca, do México (3 x 1), e RB Salzburg, da Áustria (3 x 0), para ficar em primeiro lugar no Grupo H.
O técnico Xabi Alonso ainda tem desfalques (Camavinga, Mendy, Alaba e Carvajal), porém Endrick já está nos Estados Unidos e Éder Militão ficou no banco na última partida. A expectativa é pelo retorno de Mbappé, recuperado de uma gastroenterite aguda, mas sem as condições físicas desejadas. Voltando de suspensão, Asensio perdeu a posição de titular.
“Queremos o seu retorno o mais rápido possível, mas também nas melhores condições possíveis. Prefiro não ser otimista, nem me adiantar”, declarou o treinador ao site oficial do Real Madrid. Desde que fez a sua estreia com técnico merengue, Xabi Alonso nunca teve Mbappé à disposição.
Juventus quer apagar a última exibição
Embora tenha feito uma temporada abaixo da expectativa, e que culminou com a mudança de treinador, o final de temporada da Juventus vinha sendo bom, com goleadas sobre Al Ain, dos Emirados Árabes (5 x 0) e Wydad Casablanca, do Marrocos (4 x 1). Contudo, na sequência, levou 5 a 2 do Manchester City, da Inglaterra.
O técnico Igor Tudor terá todo o elenco à disposição, incluindo Locatelli e Gatti. Ambos podem começar como titulares, reforçando o setor de meio-campo e defesa bianconeri.
Na história, a Juve venceu o Real apenas oito vezes, em 21 confrontos. São 11 derrotas e dois empates. É o registro mais negativo do clube italiano contra um europeu. A esperança para agora é o alemão Kenan Yildiz, seu destaque na Copa do Mundo de Clubes.
Assistir Real Madrid e Juventus ao vivo
Prováveis escalações:
Real Madrid: Courtois; Tchouaméni, Rüdiger, Huijsen; Alexander-Arnold, Bellingham, Arda Güler, Valverde, Fran Garcia; Vinicius Júnior e Gonzalo Garcia. Técnico: Xabi Alonso.
Juventus: Di Gregorio; Savona, Kelly, Kalulu; Alberto Costa, Khephren Thuram, McKennie, Cambiaso; Francisco Conceição, Kolo Muani e Kenan Yildiz. Técnico: Igor Tudor.