
Levante venceu Burgos, fora de casa, de virada, com gol aos 53 do segundo tempo e sobe à LaLiga 25/26 com uma rodada de antecedência
Pela 41ª e penúltima rodada da temporada 2024/2025 de ‘LaLiga Hypermotion’, nome oficial da segundona espanhola, neste domingo (25), o Levante conquistou uma importantíssima vitória fora de casa, de virada e nos acréscimos, garantindo o acesso antecipado à elite do país.
Diante do Burgos, no estádio Municipal de El Plantío, na cidade de Burgos, a equipe granota saiu perdendo com o gol de Fer Niño, logo no primeiro minuto, com exatos 50 segundos de bola rolando.
O empate poderia ter vindo aos 18, mas Pablo Martínez perdeu pênalti. Aos 21, José Luis Morales empatou, mas Fer Niño, aos 35, fez outro para os mandantes. No segundo tempo, já no final, o improvável aconteceu.
Aos 40 minutos, Roger Brugué deixou tudo igual de novo. Nos acréscimos, aos 52, no último lance da partida, Carlos Álvarez, um jovem de 21 anos, chutou de fora da área e estufou as redes, decretando a virada e o acesso dos visitantes.
Com a vitória, o Levante chegou aos 76 pontos ganhos e se mantém na liderança, dois à frente do Elche, com quem briga pelo título. Oviedo e Mirandés, com 72, já não podem mais alcançá-lo.
Assim, o Levante volta à Primeira Divisão três anos depois. Após as tentativas frustradas nas temporadas 22/23 (terceiro, caindo nos play-offs) e 23/24 (oitavo), na terceira deu certo.
Após as 42 rodadas previstas, campeão e vice garantem o acesso à elite na próxima temporada. Terceiro, quarto, quinto e sexto colocados disputarão um play-off em duas fases na luta pela última vaga. Por outro lado, os quatro últimos (do 19º ao 22º) serão rebaixados à terceirona nacional, chamada de “Primera RFEF”.