
A uma rodada do fim, Celta de Vigo, Rayo Vallecano e Osasuna disputam uma vaga na Liga Europa e outra na Conference League 25/26
A 37ª e penúltima rodada da LaLiga 24/25, nome oficial do Campeonato Espanhol, aconteceu em sua totalidade neste domingo (18). Com a derrota em casa do Celta para o Rayo Vallecano e a vitória do Osasuna, estes três clubes ainda disputam duas vagas nas competições da Europa da próxima temporada.
Com 52 pontos ganhos, o Celta de Vigo se complicou ao perder, de virada, para o próprio Rayo Vallecano, em pleno estádio Balaídos, na Galícia: 1 x 2. Melhor para o Osasuna, que bateu o Espanyol, por 2 a 0, no estádio El Sadar, em Pamplona, e ainda pode conquistar uma vaga na Liga Europa.
O Celta ocupa a sétima colocação, com 52 pontos somados, um a mais que Rayo Vallecano (invicto há quatro jogos) e Osasuna (vindo de duas vitórias consecutivas). Após as 38 rodadas, o sexto e o sétimo se garantem na Liga Europa e o oitavo participará da Uefa Conference League.
Na jornada derradeira, sábado (24), às 16h (de Brasília), o Osasuna irá a Mendizorroza encarar o Alavés. O Celta de Vigo irá al Coliseum enfrentar o Getafe. E em Vallecas, o Rayo Vallecano receberá o Mallorca.
Quais são as contas por uma vaga na Europa?
Se o Celta perde e Rayo e Osasuna empatam suas partidas haverá um tríplice empate. Assim, o time galego ficaria fora da Europa. O time da região de Madri iria para a Liga Europa e o Osasuna, à Conference League.
Em outras palavras, se o Celta empatar em pontos somente com o Osasuna, tem goal average melhor e garantia uma vaga em competições europeias. Já se o empate for com o Rayo Vallecano, tem goal average perdido. O Rayo também tem melhor goal average que o Osasuna. Portanto, para a agremiação de Pamplona, para ir à Europa, resta vencer o Alavés e torcer por um tropeço de Celta ou Rayo.