Após nove jogos sem vencer, Vasco fez 3 a 0 no Fortaleza, em São Januário, e deixa Z-4 do Campeonato Brasileiro de 2025
Na noite deste sábado (17), pela nona rodada do Campeonato Brasileiro da Série A de 2025, o Vasco da Gama derrotou o Fortaleza por 3 a 0, no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro. Estiveram presentes 12.894 torcedores, sendo 12.451 pagantes, para uma renda de R$ 891.525,00.
O time cruzmaltino começou levando um susto. Léo Jardim saiu errado do gol, foi encoberto pelo quique da bola, mas a defesa salvou. A resposta foi imediata. Com apenas dois minutos, Nuno Moreira tabelou com Hugo Moura e, do lado esquerdo da área, chutou colocado na bochecha da rede, no canto oposto, para fazer um golaço.
Já no segundo tempo, no minuto inicial (53 segundos), Paulo Henrique fez grande jogada pela direita, com direito a “drible da vaca” no marcador e cruzou rasteiro para Pablo Vegetti mandar de pé esquerdo para as redes.
O Fortaleza ameaçou em finalizações de Lucero e Pochettino, mas Léo Jardim fez boas defesas. Aos 22 minutos. Marinho, foi expulso após dar cotovelada no peito de Lucas Piton. Na sequência do lance, Philippe Coutinho também recebeu o cartão vermelho, por empurrar a cabeça de Marinho.
Com dez de cada lado e mais espaço, o time vascaíno voltou a crescer na partida. Aos 29, Rayan acertou a trave. Aos 34, passe em profundidade de Nuno Moreira para Lucas Piton cruzar rasteiro da esquerda e Pablo Vegetti se esticar para marcar mais uma vez e decretar a goleada.
Vasco mantém tabu diante do Fortaleza
Assim, o Vasco segue sem jamais ter perdido para o Fortaleza como mandante (são sete vitórias e três empates em dez jogos). Além disso pôs fim a um jejum de nove partidas. O Gigante da Colina não vencia desde 12 de abril, quando fez 3 a 1 no Sport, também em São Januário. Desde então, teve nove partidas, com três empates e seis derrotas, quatro delas seguidas.
Vegetti marcou seu 17º gol na temporada e ao 50º desde que chegou ao Vasco – foram dez gols em 2023 e 23 em 2024. O argentino agora tem sete gols no Brasileirão, dividindo a artilharia com Arrascaeta, do rival Flamengo.
Com o resultado, o Vasco foi a dez pontos e subiu para o décimo lugar. Já o Fortaleza, que estava há sete jogos sem perder na temporada, com duas vitórias e cinco empates, tem a mesma pontuação, mas caiu para 13º.
VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Luiz Gustavo (Lemos, 49’/2ºT) e Lucas Piton; Hugo Moura (Matheus Carvalho, 42’/2ºT), Tchê Tchê (Paulinho, 49’/2ºT), Philippe Coutinho; Nuno Moreira (Adson, 42’/2ºT), Rayan (Loide, 42’/2ºT) e Vegetti. Técnico: Fernando Diniz.
FORTALEZA: João Ricardo, Mancuso (Marinho, 13’/2ºT), Kuscevic, Gustavo Mancha e Gastón Ávila; Rossetto (Martinez, Intervalo), Lucas Sasha (Pol Fernandez, Intervalo) e Pochettino; Pikachu (Deyverson, 31’/2ºT), Breno Lopes (Kervin Andrade, 44’/2ºT) e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.