
Jogo único da final da 144ª edição da FA Cup, a Copa da Inglaterra, teve o gol solitário de Eze e título inédito do Crystal Palace
A edição 2024/2025 da Copa da Inglaterra, conhecida como FA Cup, teve a participação de incríveis 745 clubes. O torneio é o mais antigo do mundo desde que o futebol foi criado e teve na sua 144ª edição um campeão inédito: o Crystal Palace.
A decisão do título foi neste sábado, 17 de maio de 2025. No estádio Wembley, em Londres, o Crystal Palace venceu o Manchester City por 1 a 0. Eberechi Eze fez, de voleio, o gol do título inédito, aos 16 minutos do primeiro tempo, após cruzamento de Daniel Muñoz.
O ex-goleiro do Manchester United, Dean Henderson, foi o herói da conquista do clube cujo dono é John Textor, o mesmo do Botafogo. O City conseguiu desperdiçar uma série de chances criadas. Na mais clara delas, ainda antes do intervalo, Tyrick Mitchell derrubou Bernardo Silva, e o árbitro Stuart Attwell apontou o pênalti. Curiosamente Erling Haaland não bateu. Quem foi para a cobrança foi Omar Marmoush, o sua primeira desde que chegou ao time de Manchester janeiro, mas Henderson mergulhou para a direita e fez a defesa.
Assim, após perder duas finais de FA Cup na sua história (1990 e 2016), o Crystal Palace conquista primeiro grande título de sua história. O técnico Oliver Glasner, que assumiu o comando do clube há 15 meses, se torna o primeiro técnico austríaco a vencer a competição.
Além disso impediu que o Man City levasse o seu oitavo – o último foi em 2023. O City perde a final da Copa pela segunda temporada consecutiva, resumindo uma campanha decepcionante e ficará sem um troféu nacional pela primeira vez desde 2016/17.
Leia+