
Com gol brasileiro, Shakhtar Donetsk empata no tempo normal contra o Dynamo Kiev, para depois vencer nos pênaltis
Em jogo único da final da Copa da Ucrânia 2024/2025. Shakhtar Donetsk e Dynamo Kiev empataram por 1 a 1, no Tsentralnyi Stadion, em Zhytomyr.
O veterano Andriy Yarmolenko abriu o placar para o Dynamo, aos 43 minutos do primeiro tempo. No entanto, na segunda etapa, Kauã Elias, ex-Fluminense, deixou tudo igual, aos 19 minutos, levando a decisão do campeão para os pênaltis.
Nas penalidades máximas, melhor para o Shakhtar, que venceu por 6 a 5 para ficar com o seu 15º título da competição, o segundo seguido. No elenco do campeão estão nove brasileiros. Seis foram titulares: Vinícius Tobias, Pedro Henrique, Pedrinho, Kevin, Marlon Gomes e Eguinaldo. Dois entraram no decorrer da partida: Kauã Elias e Alisson Santana. Newerton também foi relacionado.
Shakhtar Donetsk foi campeão invicto, mas sem vida fácil em todas as fases
A equipe comandada pelo croata Marino Pusic realizou apenas quatro jogos para ficar com o troféu da Copa da Ucrânia 2024/2025. Nas oitavas de final venceu o Zorya Luhansk por 1 a 0, como mandante, gol de Lassina Traoré. Nas quartas de final, como visitante, bateu o Oleksandria por 1 a 0, gol de Kevin, já na prorrogação. Na semifinal, novamente fora de casa, outro triunfo na prorrogação por 1 a 0, sobre o Polissya, gol de Alisson Santana.
Se serve de consolo a perda do título para o maior rival, o Dynamo Kiev deve conquistar o Campeonato Ucraniano. A duas rodadas do fim, lidera, ainda invicto, com 68 pontos ganhos, cinco a mais que o Oleksandria. O Shakhtar Donetsk, atual bicampeão, é o terceiro, com 58, já sem chances de ser tri.