Piastri vence GP da Arábia Saudita e lidera Mundial de F1

Foto: FIA
Largando da pole, Verstappen foi punido ao cortar caminho para impedir ultrapassagem de Piastri logo na primeira curva
A temporada de 2025 da Fórmula 1, com 24 grandes prêmios previstos, teve a realização do GP da Arábia Saudita, no último domingo (20), no circuito de Jeddah. Largando na pole, o atual tetracampeão Max Verstappen tomou cinco segundos de punição ainda na primeira volta da corrida. O piloto da RBR viu Piastri tentar a ultrapassagem logo na primeira curva e o piloto holandês cortou caminho para permanecer na ponta.
Depois da parada nos boxes, o piloto australiano da McLaren subiu para primeiro e confirmou seu terceiro triunfo no ano, assumindo a liderança do campeonato. Verstappen chegou em segundo e Charles Leclerc, da Ferrari, foi o terceiro, garantindo o primeiro pódio da Ferrari do ano. O brasileiro Gabriel Bortoleto cruzou a linha de chegada em 18º lugar. Seu companheiro de Sauber, o alemão Nico Hulkenberg ficou na 15ª posição.
Piastri é o novo líder
Oscar Piastri, que também venceu os GPs da China e Bahrein nesta temporada, assumiu a liderança, com 99 pontos, dez a mais que Lando Norris. Max Verstappen continua em terceiro, com 87, e George Russell em quarto, com 73. Distantes, Charles Leclerc, com 47, Andrea Kimi Antonelli, com 38, e Lewis Hamilton, com 31, fecham os sete primeiros.
No Mundial de Construtores, a McLaren disparou, com 188 pontos, seguidos pela Mercedes, com 111, Red Bull, com 89, e Ferrari, com 78. A seguir aparecem Williams, com 25, Haas, com 20, Aston Martin, com 10, Racing Bulls, com oito, e Alpine e Sauber, ambas com seis pontos conquistados.
O próximo Grande Prêmio é o de Miami, nos Estados Unidos, com corrida sprint no dia 3 de maio (sábado), às 13 horas, e a principal no dia seguinte (domingo), a partir das 17h.