Piastri ganha com facilidade o GP do Bahrein de F1

Foto: FIA
Largando da pole, Piastri mostra superioridade e ganha tranquilo no Bahrein, enquanto Bortoleto termina a prova em último
A temporada de 2025 da Fórmula 1, com 24 grandes prêmios previstos, teve a realização do GP do Bahrein, no último domingo (13), no circuito de Sakhir. Largando na pole, o australiano Oscar Piastri, da McLaren, venceu a corrida, tornando-se o primeiro a ganhar mais de uma vez no ano.
George Russell, da Mercedes, suportou a pressão de Lando Norris nas últimas voltas para chegar em segundo. Com o terceiro lugar, o britânico da McLaren manteve a liderança do campeonato. Ele recebeu uma punição de cinco segundos por estar fora de posição no grid quando as luzes se apagaram.
A corrida sofreu uma reviravolta na 32ª volta, quando um safety car foi acionado para limpar os destroços na curva 3, onde houve um pequeno toque entre Yuki Tsunoda (Red Bull) e Carlos Sainz (Williams). Nesse momento, as opções de pneus variaram. Ambas as McLarens optaram pelos médios, enquanto a Ferrari escolheu os duros e a Mercedes preferiu o macio
No entanto nenhuma mudança aconteceu no pelotão da frente. Assim, Charles Leclerc ficou em quarto e Lewis Hamilton em quinto. O tetracampeão Max Verstappen, da RBR, chegou em sexto, ultrapassando Pierre Gasly (Alpine) no final. Yuki Tsunoda (RBR) marcou seus primeiros pontos ao cruzar a linha em nono lugar. Uma estratégia acertada da Haas rendeu uma chegada dupla nos pontos, com Esteban Ocon e Oliver Bearman recebendo a bandeira quadriculada em oitavo e 10º, respectivamente.
O brasileiro Gabriel Bortoleto terminou em 19º lugar, último entre os que completaram a prova, já que Carlos Sainz abandonou. Seu companheiro de Sauber, o alemão Nico Hulkenberg ficou em 13º.
Piastri sobe para a vice-liderança
Agora, Lando Norris lidera com apenas três pontos de vantagem para o companheiro de equipe, que subiu de quarto para vice-líder: 77 x 74. Max Verstappen caiu para terceiro, com 69. George Russell é o quarto, com 63. Distantes, Charles Leclerc, com 32, Andrea Kimi Antonelli, com 30, e Lewis Hamilton, com 25, fecham os sete primeiros.
No Mundial de Construtores, a McLaren disparou, com 151 pontos, seguidos pela Mercedes, com 93, Red Bull, com 71, e Ferrari, com 57. A seguir aparecem Haas, com 20, Williams, com 19, Aston Martin, com 10, Racing Bulls, com sete, e Alpine e Sauber, ambas com seis pontos conquistados.