Apenas três brasileiros vencem na estreia da Libertadores

Foto: Conmebol
Fase de grupos da Copa Libertadores da América começa com três vitórias e duas derrotas dos times brasileiros
A fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2025, que tem 15 dos seus 27 campeões na disputa, começou no último meio de semana. O atual campeão Botafogo estreou com derrota fora de casa. Dos sete representantes brasileiros, apenas três venceram.
O primeiro a estrear foi o Fortaleza, pelo grupo E. O Leão perdeu para o Racing, da Argentina, por 3 a 0, dentro do Estádio Castelão, na capital cearense.
Em confronto do grupo A, o Botafogo caiu diante da Universidad de Chile, por 1 a 0, no estádio Nacional, em Santiago. Pelo grupo D, o São Paulo venceu o Talleres, da Argentina, por 1 a 0, gol de Alisson, em pleno estádio Mario Kempes, na cidade de Córdoba.
Em duelo entre brasileiros, Bahia e Internacional empataram por 1 a 1, pelo grupo F, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Jean Lucas marcou pelo tricolor baiano e Enner Valencia fez o tento colorado. O Palmeiras venceu por 3 a 2 o Sporting Cristal, do Peru, pelo grupo G, em pleno estádio Nacional, em Lima. Estêvão, Piquerez, em cobrança de pênalti, e Richard Ríos, nos acréscimos, marcaram os gols palmeirenses. Pretell e Távara anotaram para os mandantes.
Fechando a jornada, pelo grupo C, o Flamengo venceu o Deportivo Táchira, na Venezuela, por 1 a 0, gol de Juninho, em pleno estádio Polideportivo de Pueblo Nuevo, em San Cristóbal.
Demais resultados da primeira rodada da Libertadores de 2025:
A – Carabobo (VEN) 0 x 2 Estudiantes (ARG)
B – Universitario (PER) 0 x 1 River Plate (ARG) e Barcelona (EQU) 1 x 0 Independiente del Valle (EQU)
C – Central Córdoba (ARG) 0 x 0 LDU Quito (EQU)
D – Alianza Lima (PER) 0 x 1 Libertad (PAR)
E – Atlético Bucaramanga (COL) 3 x 3 Colo-Colo (CHI)
F – Atlético Nacional (COL) 3 x 0 Nacional (URU)
G – Cerro Porteño (PAR) 4 x 2 Bolívar (BOL)
H – Vélez Sarsfield (ARG) 2 x 1 Peñarol (URU) e San Antonio Bulo Bulo (BOL) 3 x 2 Olimpia (PAR)
Os grupos F (com dois brasileiros) e H, ambos com três campeões, foram eleitos os mais equilibrados. Cabe lembrar que a Libertadores deste ano reúne as oito agremiações com mais participações na história da competição. Marcam presença mais uma vez: Nacional (52 vezes), Peñarol (50), Olimpia (46), Cerro Porteño (46), River Plate (41), Sporting Cristal (40), Bolívar (39) e Colo-Colo (38). O brasileiro com mais participações é o Palmeiras, que chega à 25ª desde o início do torneio, em 1960.
A Libertadores terá 15 de seus campeões, desde que começou a ser disputada, em 1960. Confira: Atlético Nacional (Colômbia), Botafogo, Colo-Colo (Chile), Estudiantes de La Plata (Argentina), Flamengo, Internacional, LDU Quito (Equador), Nacional (Uruguai), Olimpia (Paraguai), Palmeiras, Peñarol (Uruguai), Racing (Argentina), River Plate (Argentina), São Paulo e Vélez Sarsfield (Argentina).
A fase de grupos começa na primeira semana de abril, com jogos a partir do dia 1º. A últimas rodada será disputada até 29 de maio. A final da competição será no dia 29 de novembro, ainda sem local definido.
Leia+
Libertadores 2025 reúne os dez clubes com mais participações