Brasil vira sobre os Estados Unidos e avança no Mundial de Handebol

 Brasil vira sobre os Estados Unidos e avança no Mundial de Handebol

Foto: CBH

Após primeiro tempo complicado, Brasil deslancha no segundo, elimina os Estados Unidos e se garante na segunda fase do Mundial de Handebol

Pela terceira rodada do Mundial de Handebol Masculino, o Brasil ganhou de virada dos Estados Unidos, por 31 a 24, na Unity Arena, em Bærum, nos arredores da capital norueguesa Oslo, neste domingo (19).

A seleção brasileira, comandada pelo técnico Marcus Tatá, havia surpreendido e vencido a Noruega na estreia. Depois perdeu para Portugal. Então, para conseguir a classificação para a segunda fase não podia perder para os norte-americanos.

O primeiro tempo da partida foi difícil. O Brasil abriu o placar somente aos seis minutos, mas levou a virada (1 x 4). Depois de uma reação (6 x 5), foi para o intervalo perdendo por 12 a 10. Na segunda etapa, o selecionado brasuca imprimiu mais velocidade e começou a encaixar os contra-ataques. Aos oito minutos virou o placar (19 x 18) e rumou à vitória.

Na outra partida do Grupo E, a Noruega atropelou os Estados Unidos por 33 a 17. Assim, Portugal, com duas vitórias, já está garantido na próxima etapa do Mundial. Brasil e Noruega somam uma vitória. Os Estados Unidos, com duas derrotas, precisam derrotar os brasileiros por 12 gols de diferença na última rodada (domingo) para eliminarem o selecionado brasuca. Os três melhores colocados avançam à segunda fase.

Na outra partida do Grupo E, a Noruega perdeu para Portugal, por 31 a 28. Assim, os portugueses avançaram de forma invicta à próxima etapa do Mundial. Brasil e Noruega também seguem adiante. Os Estados Unidos estão fora.

O Brasil volta à quadra na próxima quarta-feira (22), contra um dos três classificados do Grupo F. Duas seleções já estão classificadas: as invictas Suécia e Espanha. A terceira vaga será disputada num confronto direto entre Chile e Japão.

Detalhes do Mundial de Handebol Masculino de 2025

O Mundial de Handebol em 2025 tem três sedes (Dinamarca, Croácia e Noruega) e 32 seleções divididas em oito grupos. Os três melhores colocados de cada avançam para a segunda fase, que terá quatro grupos com seis equipes. Em seguida, os dois melhores de cada grupo seguem para o mata-mata: quartas de final, semifinal e a grande decisão, marcada para o dia 2 de fevereiro, na Unity Arena, que fica em Bærum, nos arredores da capital norueguesa. A melhor colocação do Brasil foi em 2019, quando acabou em nono lugar. Em sua 16ª participação seguida, a seleção brasileira, em 2023, terminou na 17ª posição.

A França é a maior campeã do Mundial de Handebol Masculino, com seis conquistas (a última em 2017). Desde então, o domínio foi da Dinamarca com três títulos consecutivos (2019, 2021 e 2023). Apenas seleções europeias venceram o Mundial em toda a história. Nas 28 edições até aqui, somente o Catar, de fora da Europa, conseguiu chegar à final, em 2015.

 

Facebook do E+

Leia+

Handebol: Brasil leva virada de Portugal no Mundial

Handebol: Brasil surpreende anfitriã Noruega na estreia

Vinicius Fernandes Batista

Brasileiro mais apaixonado pela Espanha que pelo Brasil.

Related post

Leave a Reply