João Fonseca faz história no Australian Open
Em seu primeiro Grand Slam, brasileiro João Fonseca vence número nove do mundo por 3 sets a 0, pelo Australian Open
No primeiro Grand Slam de 2025, o Australian Open, em Melbourne, na Austrália, o brasileiro João Fonseca já fez história.
Jogador mais jovem do Brasil no século a jogar o torneio, após conseguir classificação via qualifying, João Fonseca, de apenas 18 anos, teve grande atuação e venceu o russo Andrey Rublev, número nove do mundo, nesta terça-feira (14), por 3 sets a 0, parciais de 7/6, 6/3 e 7/6, em 2h23min de partida.
– Eu simplesmente aproveitei cada momento nesta quadra incrível, é a minha primeira vez jogando em um estádio tão grande. Quero agradecer a essa torcida maravilhosa. Tem alguns brasileiros aqui… muitos brasileiros torcendo por mim. Apenas curti jogar. Estava só focando no meu jogo, tentando tirar a pressão diante de um top 10. Como diz o Roger (Federer), talento não basta se você não trabalhar duro, então eu me esforcei muito, só eu e minha equipe sabemos disso. E sim, acho que é isso. Uma última coisa que quero dizer, aqui é Brasil, vamos! – disse João Fonseca, em entrevista na quadra após a vitória sobre Rublev.
O triunfo foi o 14º seguido de Fonseca e o nono consecutivo sem perder um set sequer. Ele se tornou profissional em 2024 e vem de dois títulos: o Next Gen ATP Finals e o Challenger de Camberra.
A próxima partida do brasileiro na competição será diante do italiano Lorenzo Sonego, número 54 do mundo, que superou o suíço Stanislas Wawrinka, campeão na Austrália em 2014, por 3 sets a 1 (6/4, 5/7, 7/5 e 7/5).
João Fonseca é o único brasileiro vivo no Australian Open
Os outros dois brasileiros no Australian Open foram derrotados de virada na primeira rodada e estão eliminados. Thiago Monteiro perdeu para o japonês Kei Nishikori (74º colocado do ranking da ATP) por 3 sets a 2, com parciais de 4/6, 6/7, 7/5, 6/2 e 6/3, em partida com 4h06 de duração. Thiago Wild caiu diante do húngaro Fabian Marozsan, também por 3 sets a 2, parciais de 6/3, 6/7 (5/7), 7/5, 5/7 e 7/5, em 3h57 de confronto.
Leia+
Mundo do Tênis: Australian Open 2025, veja as projeções e os favoritos