Lanterna da segundona espanhola perde mais uma
Com três gols sofridos no segundo tempo, lanterna foi goleado em casa pelo Levante, que entrou no G-6 da segundona espanhola
Chegou ao fim a 14ª rodada da temporada 2024/2025 de ‘LaLiga Hypermotion’, nome oficial da segundona espanhola. Nesta terça-feira (7), Tenerife x Levante, adiado por causa do fenômeno meteorológico DANA, realizou-se no estádio Heliodoro Rodríguez Lopéz, em Santa Cruz de Tenerife. Melhor para os visitantes, que meteram 3 a 0.
Todos os gols saíram no segundo tempo. Aos quatro minutos, José Luis Morales, que havia tido um gol anulado pelo VAR na primeira etapa, aproveitou assistência de Iván Romero e chutou na saída do goleiro para inaugurar o marcador. Edgar Badia acabou se chocando com o jogador do Levante, que precisou de substituição. Aos dez o VAR entrou em ação de novo e o árbitro expulsou Luismi Cruz em lance no qual havia dado apenas cartão amarelo para o jogador do Tenerife.
Aos 25, Pablo Martínez cobrou escanteio fechado e Edgar Badia socou a bola para dentro da própria meta. No fim, aos 40, em contra-ataque, Andrés García partiu da linha lateral da sua área, foi embora sem ser parado, invadiu a área adversária, fintou a marcação e desferiu um lindo chute de pé trocado, no ângulo, para marcar um golaço.
Assim, para terminar o turno, que já tem o Almería, simbolicamente, com o título de campeão de inverno, falta Tenerife x Deportivo La Coruña, adiado por causa do temporal e fortes rajadas de tempo.
Diferença do lanterna da segundona para primeiro fora do Z-4 é maior que a sua quantidade de pontos conquistados
Com o triunfo, o Levante entrou no G-6. Por outro lado, o Tenerife, sem vencer há sete jogos, permanece na lanterna, 12 pontos atrás do primeiro fora do Z-4. Após as 42 rodadas previstas, campeão e vice garantirão o acesso à elite na próxima temporada. Terceiro, quarto, quinto e sexto colocados disputarão um play-off em duas fases na luta pela última vaga. Por outro lado, os quatro últimos (do 19º ao 22º) cairão para a terceirona nacional, chamada de “Primera RFEF”.
O Almería é o líder, com 39 pontos ganhos, um a mais que Mirandés e Racing Santander. A seguir aparecem Elche (36), Levante e Oviedo (35), Huesca e Granada (33), Sporting Gijón e Málaga (30), Zaragoza e Castellón (29), Eibar (28), Córdoba (27), Albacete e Burgos (26), Deportivo La Coruña (24) e Cádiz, com 23 pontos somados. Na zona de rebaixamento estão Eldense (21), Racing Ferrol (18), FC Cartagena (14) e o Tenerife, com apenas 11 pontos conquistados.