Real Madrid vira com um a menos e assume ponta da LaLiga
Real Madrid saiu atrás, perdeu Vini Jr. expulso, mas conseguiu marcar duas vezes nos minutos finais para assumir a ponta isolada da LaLiga
Em jogo válido pela 12ª rodada da temporada 2024/2025 da LaLiga, nome oficial do Campeonato Espanhol, o Real Madrid venceu o Valencia, de virada, por 2 a 1, em pleno estádio Mestalla, na cidade de Valencia, diante de 46.420 espectadores.
A partida fora adiada pelas enchentes que atingiram o local em outubro do ano passado. Na zona de rebaixamento, o time da casa abriu o placar aos 27 minutos do primeiro tempo, com Hugo Duro, aproveitando rebote de grande defesa de Courtois num chutaço de Javi Guerra dento da área.
Na etapa final, o Real teve a chance do empate logo aos dez minutos. Kylian Mbappé sofreu pênalti de César Tárrega. Jude Bellingham pegou a bola, fez paradinha, mas acertou a trave.
Mbappé chegou a empatar pouco depois, mas estava em posição irregular e o lance não valeu. Aos 34, a situação piorou para os madridistas. Em sua primeira partida no Mestalla, após o grave caso de racismo na temporada passada, Vini Jr. foi provocado pelo goleiro Stole Dimitrievski, que o puxou enquanto ele estava ajoelhado, sendo empurrado no rosto pelo brasileiro, como revide. O árbitro Soto Grado observou a ação repetidas vezes pelo monitor e expulsou o atacante de forma direta.
Mesmo com um a menos, Real Madrid consegue virar
Mesmo com um a menos, o Real conseguiu reagir. Já no minuto seguinte, Luka Modric entrou em campo. Aos 40 ele recebeu assistência de Bellingham, dominou com a direita e bateu de canhota para marcar o gol de empate. Nos acréscimos, aos 50, Dimitri Foulquier deu um péssimo passe dentro da sua própria área, Hugo Guillamón não dominou e apareceu Bellingham para roubar a bola e, diante de Dimitrievski, apenas deslocá-lo para garantir a virada.
Com a vitória, o Real Madrid assumiu a liderança de LaLiga. São 43 pontos ganhos, dois a mais que o rival Atlético de Madrid. No entanto, os colchoneros têm um jogo a menos que os merengues. Já o Valencia completou seis jogos sem vencer e fica estagnado nos 12 pontos, ocupando a 19ª (penúltima) posição, a quatro pontos do Getafe, o primeiro time fora da zona de rebaixamento.
VALENCIA: Dimitrievski; Foulquier, Tárrega, Mosquera, Yarek (Jesús Vázquez, min.88); Diego López (Canós, min.68), Javi Guerra (Guillamón, min.68), Barrenechea, Rioja; Almeida (Dani Gómez, mni.88) e Hugo Duro.
REAL MADRID: Courtois; Lucas Vázquez, Tchouaméni, Rüdiger, Mendy (Camavinga, min.68); Valverde, Ceballos; Rodrygo (Brahim, min.68), Bellingham (Asencio, min.90+7), Vini Jr. e Mbappé.