Tolima e Atlético Nacional empatam na ida da final do Colombiano
Clubes decidem título nacional no próximo domingo, valendo também vaga na fase de grupos da próxima Copa Libertadores da América
No jogo de ida da final do Campeonato Colombiano, Deportes Tolima e Atlético Nacional empataram pelo placar de 1 a 1, no estádio Manuel Murillo Toro, na cidade de Ibagué.
O duelo foi muito disputado na casa da equipe do centro-leste do país. Num descuido da defesa do Tolima, o lateral-direito Dairo Asprilla inaugurou o marcador para os “verdolagas”, aos 35 minutos do primeiro tempo.
Na segunda etapa, a equipe do noroeste da Colômbia viu o time vermelho e dourado partir para o ataque e gerar ameaças constantes à sua baliza. Aos 20 minutos, Sebastián Guzmán, por duplo cartão amarelo, foi expulso, deixando os visitantes com um a menos. Com ainda mais espaço para o atacar, a recompensa veio aos 30, num chute cruzado de Gustavo Ramírez, após passe de Brayan Gil, decretando o empate.
Campeão da Copa Colômbia no último domingo (15), o Atlético Nacional receberá o Tolima, no estádio Atanasio Girardot, em Medellín, domingo (22), às 20 horas (de Brasília), na partida de volta. Quem vencer será o campeão e garantirá um lugar na fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2025. O time verdolaga não perde há 11 jogos como mandante (sete vitórias e quatro empates).
Campanhas dos finalistas do Campeonato Colombiano:
Atlético Nacional (sétimo colocado na fase regular) – 13 vitórias, sete empates e seis derrotas; 41 gols pró e 25 contra;
Deportes Tolima (quarto colocado na fase regular) – 13 vitórias, seis empates e sete derrotas; 33 gols pró e 20 contra.