Vélez, Talleres e Huracán na briga pelo título argentino
Vélez Sarsfield perdeu jogo com gol contra e a liderança isolada do Campeonato Argentino a uma rodada do fim
Resta apenas uma rodada para o fim do Campeonato Argentino de 2024, com três clubes na briga pelo título. Vélez Sarsfield, Talleres e Huracán.
Então líder isolado, o Vélez perdeu por 1 a 0 para o Unión, em Santa Fe, graças ao gol contra marcado por Elías Gómez, aos nove minutos do segundo tempo. Um triunfo deixaria o “Fortín”, que não perdia há nove partidas, com uma mão na taça.
Melhor para o Talleres, que bateu o Gimnasia y Esgrima, em La Plata, também por 1 a 0, gol de Barticciotto, aos 35 minutos da etapa final. Foi o seu quinto triunfo consecutivo na competição.
O Huracán também entrou na briga pelo título, mesmo que com chances remotas. O “Globo” bateu o Platense por 1 a 0, em casa, gol de Erik Ramírez, aos 33 minutos da segunda etapa.
Assim, Vélez Sarsfield e Talleres dividem a liderança, com 48 pontos ganhos, dois a mais que o Huracán. Na última rodada, domingo (15), às 19h30 (de Brasília), tem Vélez x Huracán e Talleres x Newell´s Old Boys (26º colocado). Caso haja empate em pontos ganhos, o saldo definirá o dono do troféu. No momento, o “Fortín” tem 11 a mais que o clube de Córdoba.
Caso o Huracán seja o campeão e o Central Córdoba ganhe a Copa Argentina, o River Plate irá para a Pré-Libertadores e o Boca Juniors conseguirá uma vaga apenas na Copa Sul-Americana. Por outro lado, se o Talleres conquistar o Campeonato Argentino e o Vélez Sarsfield, a Copa, Boca e River irão diretamente à fase de grupos da Libertadores da América de 2025.
Asim está a tabela anual para a Libertadores e Sul-Americana:
- Vélez: 73 pontos (Libertadores)
- Talleres: 72 pontos (Libertadores)
- River: 70 pontos (Libertadores)
- Racing: 67 pontos (Libertadores – Campeão da Copa Sul-Americana)
- Boca: 66 pontos (Sul-Americana)
- Estudiantes: 62 pontos (Libertadores – Campeão da Copa LPF)
- Huracán: 62 pontos (Sul-Americana)
- Independiente: 62 pontos (Sul-Americana)
- Godoy Cruz: 61 pontos (Sul-Americana)
- Unión: 59 pontos (Sul-Americana)
- Lanús: 58 pontos (Sul-Americana)
- Defensa y Justicia: 57 pontos