Limache consegue acesso histórico à elite chilena
Limache ganhou por 3 a 1 em casa na ida, perdeu pelo mesmo placar na volta, mas venceu nos pênaltis e está na elite chilena
O mata-mata da Segunda Divisão do Campeonato Chileno, oficialmente chamada de ‘Primera B’, teve a realização do jogo de volta da final, definindo o último promovido à elite. A primeira vaga ficou com o La Serena, campeão, ao terminar com 70 pontos em 30 rodadas. Rangers e Deportes Limache brigavam pelo acesso.
O Limache ganhou por 3 a 1, no estádio Municipal Nicolás Chahuán Nazar, em La Calera, a partida de ida. Na volta, realizada no estádio Fiscal, na cidade de Talca, os mandantes foram para cima desde o início e conseguiram vencer pelo mesmo placar.
Tendo que ganhar por pelo menos dois gols de diferença, diante de uma equipe invicta há cinco jogos, o Rangers saiu na frente aos 34 minutos do primeiro tempo, num chute cruzado de Mauro González. Na segunda etapa, os “rojinegros” seguiram em cima e Gustavo Gotti ampliou, aos cinco minutos. Aos 12, de pênalti, Mauro González fez o terceiro dos mandantes, que com o resultado voltavam à Primeira Divisão. No entanto, aos 36, após revisão do VAR, penal a favor do Limache, cobrado e convertido por Felipe Frirtz.
Com o marcador global igualado, a definição do promovido se deu nas penalidades máximas. Após Bastián San Juan acertar o travessão, os visitantes levaram a melhor por 4 a 3 e conquistaram seu primeiro acesso à elite do futebol chileno. O Limache estava na terceira divisão na última temporada e ficou apenas na sétima posição na fase regular, com 40 pontos somados. O Rangers havia sido o terceiro colocado, com 50.