Cavalier perde, mas conquista a Copa do Caribe
Cavalier, vice-campeão em 2023, ficou com o título da Copa do Caribe de 2024 nos critérios de desempate, além de vaga garantida na Copa dos Campeões da Concacaf, assim como o Cibao
No jogo de volta da final da Copa do Caribe 2024, o Cavalier, da Jamaica, perdeu por 2 a 1 para o Cibao, da República Dominicana, no estádio Cibao FC, em Santiago de los Caballeros. Contudo ficou com o título por ter vencido por 1 a 0 na ida, no estádio Nacional, na cidade de Kingston. O regulamento previa o gol fora como critério de desempate.
Juan Díaz abriu o marcador, em cobrança de pênalti, aos 27 minutos do primeiro tempo. Rivaldo Correa anotou o segundo tento dos locais segundos depois, de cabeça, após cruzamento de Ernesto Trinidad. Na etapa final, aos nove minutos, veio o gol que seria do título. Dwayne Atkinson, aos nove minutos, balançou as redes. Já nos acréscimos, Jalmaro Calvin acertou o poste direito e quase deixa o título com os dominicanos.
Assim, vice-campeão em 2023, o Cavalier enfim ficou com o título da Copa do Caribe. Como campeão do torneio, começará a Copa dos Campeões da Concacaf de 22025 nas oitavas de final.
A Copa do Caribe é a sucessora do Campeonato de Clubes do Caribe desde 2023. Chamada oficialmente de ‘Caribbean Cup’, a competição anual voltada para os clubes que são membros da União de Futebol do Caribe (CFU) serve de qualificação para a Copa dos Campeões da Concacaf.
Copa do Caribe vale três vagas na Copa dos Campeões
Na fase classificatória eram dez clubes. Entre eles, o campeão e o vice da ‘CFU Caribbean Club Shield’ de 2024, realizada em Curaçao: Arnett Gardens, da Jamaica, e Grenades, de Antígua, respectivamente. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançaram às semifinais. Após os jogos de ida e volta foram conhecidos os finalistas.
Os três melhores colocados da Copa do Caribe irão se classificar para a Copa dos Campeões da Concacaf de 2025, com o vencedor entrando nas oitavas de final e o segundo e terceiro lugar na primeira fase.
Assim, na disputa do terceiro lugar, o Real Hope, do Haiti, ganhou do Moca, da República Dominicana, duas vezes. Fez 1 a 0 na ida, em casa, e 3 a 2, fora, na volta.