Yaracuyanos é o campeão da segundona venezuelana
Anzoátegui lutou em casa, mas Yaracuyanos segurou o empate e conquistou o título da segundona venezuelana e o acesso à elite
O jogo de volta da final da Liga FutVe2, nome oficial da segundona venezuelana, terminou com um empate por 0 a 0 entre Anzoátegui e Yaracuyanos, no estádio José Antonio Anzoátegui, em Puerto la Cruz.
O herói da partida e eleito o MVP da grande final, o goleiro Denilson Ojeda frustrou as múltiplas tentativas dos anzoatiguenses, que atacaram incansavelmente o gol dos visitantes, que se defenderam bem e contaram com uma atuação inspiradíssima de seu goleiro. E quando a bola passou por ele, não valeu. No primeiro tempo, Luis Martell teve um gol anulado por impedimento, corretamente.
Assim, melhor para o Yaracuyanos, que havia vencido o Anzoátegui, por 1 a 0, no estádio Olímpico Florentino Oropeza, na cidade de San Felipe, diante de aproximadamente oito mil torcedores, na partida de ida, gol de Stibenson Herrera, aos 29 minutos do segundo tempo.
Dono da melhor campanha geral, o Yaracuyanos garantiu o único acesso à elite. Em 2025, competirá em sua oitava temporada na elite. Sua primeira ascensão foi em 2009, jogando cinco temporadas consecutivas até 2013-14, antes de retornar à primeira divisão para jogar novamente em 2020 e 2021. Com apenas dezoito anos de vida, o Yaracuyanos Futbol Club é da cidade de San Felipe, estado venezuelano de Yaracuy. O clube possui uma participação internacional, a Copa Sul-Americana de 2011.
Na fase regular, o Anzoátegui foi o quinto colocado, com 46 pontos ganhos, e só avançou ao mata-mata porque o Atlético La Cruz (quarto, com 46) foi punido. O Yaracuyanos foi o primeiro colocado, com 53 pontos somados.
Confira os últimos campeões e vices da segundona venezuelana:
2023 – Ureña campeão e Bolívar vice
2022 – Angostura campeão e Anzoátegui vice
2021 – Titanes campeão e Atlético La Cruz vice
2020 – Inter de Barinas campeão e UCV vice
2019 – Yaracuyanos campeão e Gran Valencia vice
Leia+
Anzoátegui e Yaracuyanos largam na frente na semifinal da segundona venezuelana