Totora Real Oruro se impõe na primeira final da segundona
Real Oruro e ABB são os dois finalistas da temporada de 2024 da segunda divisão do futebol boliviano
Teve fim o jogo de ida da final da segunda divisão do Campeonato Boliviano, chamada oficialmente de “Copa Simón Bolívar”. No estádio Jesús Bermúdez, na cidade de Oruro, nesta quinta-feira (28), o Totora Real Oruro bateu o A.B.B. por 2 a 0, diante de bom público.
Depois de um primeiro tempo truncado, com poucas ações ofensivas e finalizações, na segunda etapa o time local começou a encontrar espaços e criar perigo.
William Velasco, aos 29 minutos, cruzou para a área e Jorge Francisco Ojeda acertou um chutaço de direita para balançar as redes. Os dois jogadores haviam entrado depois do intervalo.
A equipe anfitriã ampliou a diferença aos 37, em passe de Yonar Tenorio, que também começou no banco de reservas, para William Velasco, que chutou com categoria, sem chances para o goleiro.
A volta acontecerá no domingo (1), no estádio Municipal de El Alto, na zona de Villa Ingenio. O campeão garante o acesso à elite do país. Já o vice-campeão terá que enfrentar o penúltimo (15º) colocado da primeira divisão em um play-off pela última vaga.
Campanha dos finalistas:
Real Oruro – segundo colocado no Grupo E, com 11 pontos ganhos (três vitórias, dois empates e uma derrota); Municipal Tiquipaya nas oitavas de final (2 x 1 e 0 x 0); Nueva Santa Cruz nas quartas de final (4 x 0 e 0 x 2); Universitario de Sucre na semifinal (2 x 2 e 2 x 1).
A.B.B. – primeiro colocado no Grupo F, com 11 pontos ganhos (três vitórias, dois empates e uma derrota); Stormers nas oitavas de final (6 x 1 e 6 x 0); Ciudad Nueva Santa Cruz nas quartas de final (3 x 0 e 1 x 2); Alianza Beni na semifinal (8 x 0 e 1 x 3).