Defensor Sporting e Nacional estão na final da Copa AUF
Na briga pelo título da Copa AUF, o Defensor Sporting é o único campeão da competição, criada em 2022
Criada em 2022, a Copa AUF Uruguai tem o Defensor Sporting como único campeão até hoje, portanto bicampeão. Agora, em 2024, a competição teve mudanças importantes no seu formato de disputa. A primeira confirmação foi a redução no número de clubes participantes. Em vez de 80 estiveram presentes 22 pré-classificados mais seis que saíram de uma repescagem entre a ‘Primera Amateur’ e a ‘Divisional D’, e os restantes dez pertencerão à OFI (‘Organzación de Fútbol del Interior).
A fase preliminar da OFI contou com 35 equipes, que foram separadas em quatro fases por proximidade (norte, sul, leste e oeste). Os 17 vencedores se juntaram ao Universitario de Salto para a segunda fase. Os nove ganhadores se somaram a I.A. 18 de Julio de Fray Bentos (campeão da Copa Nacional de Clubes B) para se conhecerem os dez times que estariam presentes na fase final da Copa AUF Uruguai, junto com dez dos 16 da Primeira Divisão e seis da Segunda Divisão.
Sete clubes ameaçam não participar e três ficam fora da Copa AUF
No entanto, sete clubes enviaram uma carta à Mesa Executiva da Copa AUF, manifestando suas desistências em participar da competição nas atuais condições, detalhando que a modificação do formato foi “anti-regulamentária”. Foram eles: Peñarol, Cerro Largo, Cerro, Danubio, Wanderers, Defensor Sporting e Progreso.
Depois de uma reunião, Defensor Sporting, Wanderers, Cerro Largo e Progreso decidiram que finalmente participariam. Já Peñarol, Danubio e Cerro foram eliminados, considerados perdedores por W.O. (3 x 0). Desde os 16avos. de final até a decisão do título, a Copa AUF sempre será com confrontos únicos e mandos definidos por sorteio.
Agora, na fase semifinal, jornada dupla no estádio Centenario, em Montevidéu. Na preliminar, o Boston River perdeu de forma dramática para o Defensor Sporting: 0 x 1. O gol da classificação foi obra de Biscayzacú, já aos 46 minutos do segundo tempo.
Em seguida, o Nacional goleou o City Torque por 4 a 0. Herazo marcou os dois primeiros gols. Jeremia Recoba, filho do ex-jogador Álvaro Recoba, fez o terceiro e Petit, já no fim, completou a goleada que colocou o time tricolor pela primeira vez em sua história na final do torneio.