Segundona colombiana passa a ter dois líderes em cada grupo
Muito equilíbrio e indefinição a uma rodada do fim da fase de quadrangulares na segundona colombiana
A quinta e penúltima rodada dos quadrangulares do “Torneo Clausura” da segundona colombiana chegou ao fim na noite desta segunda-feira (18), mantendo o equilíbrio que vem desde o início.
Pelo Grupo A, o então líder Unión Magdalena (primeiro colocado na fase regular) perdeu fora de casa para o Cúcuta, por 2 a 1. Ramos (17′ do 1º) abriu o placar. De pênalti, Sarmiento (18′ do 2º) chegou a empatar, porém Cano (31′ do 2º) deu a vitória à equipe anfitriã.
No outro jogo, o Real Cundinamarca eliminou o Atlético Huila ao vencer por 1 a 0, como mandante, graças ao solitário gol de Cajares (15′ do 2º).
Assim, o Cúcuta e Real Cundinamarca pularam para a ponta, com oito pontos ganhos. Ambos têm duas vitórias e um gol de saldo, mas o Cúcuta fica em primeiro por ter feito mais gols (5 x 3). O Unión Magdalena, com sete pontos somados, caiu para terceiro. O Atlético Huila, com apenas três pontos, já assegurou a lanterna. Cabe lembrar que Unión Magdalena e Atlético Huila foram os rebaixados da elite na última temporada.
No Grupo B, o Llaneros, que liderava isoladamente, perdeu para o Real Cartagena, por 1 a 0. Murillo (37′ do 2º) foi o herói do triunfo da equipe anfitriã. Já o Orsomarso fez 2 a 0 no Deportes Quindío, fora de casa. Os dois gols saíram no final do confronto. Angulo (36′ do 2º) abriu o placar e Correa (45′ do 2º) fechou a conta.
O Llaneros agora tem a companhia do Real Cartagena na liderança. Ambos somam nove pontos, porém o Llaneros ainda fica em primeiro pelo saldo de gols (5 x 0). O Orsomarso foi a sete e continua com chances de ser finalista. Já o Deportes Quindío, com apenas quatro pontos ganhos, está eliminado precocemente.
Como se dá o acesso à elite colombiana?
Após turno e returno, o primeiro de cada grupo no quadrangular avança à final. Campeão do “Torneo Apertura”, o Llaneros já está com vaga assegurada na Grande Final, contra o vencedor do “Torneo Clausura”. O confronto valerá o primeiro acesso à elite na próxima temporada. O outro promovido será o ganhador do duelo entre o perdedor da Grande Final e o clube com mais pontos conquistados na classificação geral (soma do “Apertura” com o “Clausura”). Já se sabe que este será o Atlético Huila, que não pode mais ser alcançado. Se o Llaneros vencer o “Torneo Clausura”, os dois promovidos já estarão definidos por antecipação.
A última rodada terá Atlético Huila x Cúcuta, Unión Magdalena x Real Cundinamarca, Llaneros x Deportes Quindío e Orsomarso x Real Cartagena.
Leia+
Segundona colombiana passa a ter líder isolado em seus grupos