Oviedo vence e assume vice-liderança na segundona espanhola
Com sua sexta vitória consecutiva em casa, o Oviedo ultrapassa Sporting Gijón, Granada, Mirandés e Zaragoza e entra na zona de acesso direto à elite espanhola
Em jogo válido pela 15ª rodada da temporada 2024/2025 de ‘LaLiga Hypermotion’, nome oficial da segundona do Campeonato Espanhol, neste domingo (17), o Oviedo venceu o Tenerife por 3 a 1, no estádio Nuevo Carlos Tartiere, na cidade de Oviedo.
Os asturianos, mesmo com numerosas baixas na defesa, fizeram valer o mando de campo e conquistaram a sexta vitória seguida dentro de casa.
O time comandado por Javi Calleja saiu na frente logo aos dez minutos, num chutaço do ganês Kwasi Sibo. A bola ainda bateu no travessão antes de entrar. Aos 16, assistência do brasileiro Alemão para que o francês Haissem Hassan mandasse para o fundo das redes.
Aos 27, Alemão precisou ser substituído após se chocar com um adversário. Os visitantes poderiam ter diminuído aos 44, quando, com a ajuda do VAR, o árbitro Cid Camacho marcou toque de mão de Kwasi Sibo dentro da área. O goleiro Aarón Escandell ficou parado no meio do gol e defendeu o chute de Luismi Cruz.
O técnico Pepe Mel fez duas substituições no intervalo. Contudo, quem marcou foi o Oviedo, com Jaime Seoane, que havia começado no banco, aos 23 minutos, após passe de Sebas Moyano. Perto do fim, aos 36, Luismi Cruz cobrou falta e José León, com uma cabeçada cruzada, descontou para o Tenerife.
Oviedo ultrapassa quatro adversários na tabela de classificação
Assim, o Oviedo chega aos 26 pontos ganhos e ultrapassou Sporting Gijón, Granada, Mirandés e Zaragoza para subir para o segundo lugar, ficando dez pontos atrás do líder Racing Santander. Já o Tenerife segue afundado na zona de rebaixamento, com apenas dez pontos somados, na penúltima (21ª) posição, cinco atrás do primeiro fora do Z-4.
Demais resultados: Eibar 2 x 0 Racing Ferrol, Castellón 1 x 3 Mirandés, Eldense 2 x 0 Albacete, Racing Santander
2 x 0 Burgos, Sporting Gijón 1 x 2 Granada, Levante 1 x 1 Elche, Cádiz 2 x 0 Córdoba, Almería 2 x 1 Deportivo La Coruña, FC Cartagena 1 x 0 Huesca e Zaragoza 0 x 0 Málaga.
Após as 42 rodadas previstas, campeão e vice garantirão o acesso à elite na próxima temporada. Terceiro, quarto, quinto e sexto colocados disputarão um play-off em duas fases na luta pela última vaga. Por outro lado, os quatro últimos (do 19º ao 22º) serão rebaixados à terceirona nacional, chamada de “Primera RFEF”.
Leia+
Mesmo com dez, Racing Santander faz nova vítima na segundona