América de Cali e Atlético Nacional estão na final da Copa
América e Atlético Nacional não venceram seus adversários na volta da semifinal da Copa Colômbia de 2024, mas se garantiram na decisão
A sexta fase da Copa Colômbia 2024, as semifinais do torneio, tiveram fim, colocando América de Cali e Atlético Nacional na decisão do título.
Após empate na ida por 1 a 1, o América voltou a empatar contra o Atlético Bucaramanga, atual campeão colombiano, desta vez por 0 a 0, no estádio Pascual Guerrero, na cidade de Cali. Assim, o classificado foi conhecido nos pênaltis. Aldair Quintana silenciou o local por vários minutos ao defender o chute de Alexis Zapata, porém Jorge Soto pegou a cobrança de Larry Vásquez. Nas alternadas, Jefferson Mena também parou em Soto e a equipe vallecaucana levou a melhor por 5 a 4.
Vigente campeão da Copa Colômbia, o Atlético Nacional perdeu para o Independiente Medellín, por 1 a 0, no estádio Atanasio Girardot, em Medellín, mesmo local onde havia feito 2 a 0 na ida.
Por colocar a mão na bola fora da área, o goleiro Luis Marquinez foi expulso aos 43 minutos do primeiro tempo. Mesmo com um a menos, os “verdolagas” aguentaram a pressão do rival e só foram vazados aos 45 da etapa final, através de Mender García.
Agora, a grande final da Copa Colômbia 2024 está marcada para os dias 4 e 11 de dezembro. A ida acontecerá em Medellín e o campeão será conhecido em Cali.
Em 2023, o Atlético Nacional empatou os dois jogos da final contra o Millonarios, para depois vencer nos pênaltis por 5 a 4. Ao todo são seis títulos do torneio. Os outros foram em 2012, 2013, 2016, 2018 e 2021.
Cabe lembrar que a Copa não vale mais vaga na segunda fase prévia da Copa Libertadores da América, como vinha acontecendo desde 2017, mas sim um lugar na fase de grupos da Copa Conmebol Sul-americana de 2025.
Leia+
América elimina Deportivo Cali e vai à semifinal da Copa Colômbia