Em jogo com caso de racismo, Racing Santander vence mais uma
Isolado na ponta da segundona espanhola, Racing Santander venceu fora de casa, mas partida ficou marcada pelo racismo
Em jogo válido pela 14ª rodada da temporada 2024/2025 de ‘LaLiga Hypermotion’, nome oficial da segundona do Campeonato Espanhol, o líder Racing Santander venceu o Racing Ferrol por 2 a 1, em pleno estádio Municipal de A Malata, em Ferrol.
Andrés Martín, aos 13 minutos, após assistência de Iñigo Vicente, e Jon Karrikaburu, aos 23, aproveitando passe preciso de Aritz Aldasoro, marcaram os gols do time visitante ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Eneko Jauregi recebeu de Álvaro Giménez e descontou para os mandantes, aos 14 minutos.
No entanto, mais uma vez o futebol espanhol registra um caso de racismo. Juan Carlos Arana confrontou uma torcedora que proferiu insultos racistas contra Lago Junior durante a partida, enquanto este esteve no banco de reservas. Após o apito final, Arana, sequer relacionado por estar lesionado e que acompanhou o jogo da arquibancada do estádio, foi atrás da espectadora e ambos bateram boca.
Após a discussão, a polícia local teria oferecido ao jogador do Racing Santander, que entrou em campo aos 30 minutos do segundo tempo, a oportunidade de registrar uma queixa contra a pessoa que supostamente fez os insultos, mas o jogador marfinense recusou. Miguel Sesma Espinosa, o árbitro responsável pela partida, não incluiu o abuso verbal em seu relato da partida.
Racing Ferrol emite comunicado
O Racing de Ferrol, após discutir o incidente com sua equipe de segurança, emitiu um comunicado sobre os eventos. “Durante a partida desta tarde contra o Real Racing Club, a Polícia Nacional identificou uma pessoa sentada nas arquibancadas por fazer insultos racistas contra um jogador da equipe visitante. O incidente foi completamente isolado, proveniente de conduta individual e que foi tratado como tal pelas autoridades. Do Racing Club Ferrol, desejamos expressar nossa mais forte condenação a qualquer forma de expressão violenta ou racista e utilizaremos todos os recursos à nossa disposição para perseguir e erradicá-las de nosso estádio”, expressou o clube galego.
O Racing Santander alcançou os 33 pontos ganhos e tem oito de vantagem para o vice-líder Sporting Gijón. Já o Racing Ferrol continua com 12 pontos somados, na zona de rebaixamento, ocupando a 20ª (antepenúltima) posição.
Após as 42 rodadas previstas, campeão e vice garantirão o acesso à elite na próxima temporada. Terceiro, quarto, quinto e sexto colocados disputarão um play-off em duas fases na luta pela última vaga. Por outro lado, os quatro últimos (do 19º ao 22º) serão rebaixados à terceirona nacional, chamada de “Primera RFEF”.