Independiente del Valle e El Nacional decidem a Copa Equador

 Independiente del Valle e El Nacional decidem a Copa Equador

Foto: Divulgação/IDV

Independiente del Valle levou um susto dentro de casa, mas avançou para encarar o El Nacional na final da Copa Equador de 2024

A edição 2024 da Copa Equador teve a realização dos seus jogos de volta da fase semifinal, com a definição de Independiente del Valle e El Nacional como finalistas.

Universidad Católica havia para o Independiente del Valle por 1 a 0, em pleno estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito. Agora, na volta, venceu por 2 a 1, no estádio Banco de Guayaquil, também na capital.

A equipe visitante dominou o primeiro tempo e com dois gols de José Fajardo quase em sequência (aos 29 e aos 31 minutos) levou uma boa vantagem para o descanso. Contudo, na segunda parte, o IDV melhorou significativamente e descontou com o gol de Michael Hoyos, aos 15 minutos.

Com o resultado, a definição do classificado se deu nos pênaltis. Moisés Ramírez pegou os chutes de Clavijo e Vallecilla e se tornou o herói do Independiente, que venceu por 6 a 5 e segue na briga pelo bi. José ‘Cheche’ Arroyo foi o autor do gol decisivo.

O El Nacional, que já havia vencido por 2 a 1, em Latacunga, no estádio Municipal La Cocha, voltou a bater o Mushuc Runa: 2 x 0, no estádio Olímpico Atahualpa, em Quito.

O confronto foi equilibrado até Juan Randazzo ser expulso, aos 27 minutos do segundo tempo, deixando os visitantes com um a menos. Assim, o Bi-Tri aproveitou. Gabriel Cortez, com um míssil de fora da área, abriu o placar aos 34. Aos 44, Jonathan Borja, de primeira, fechou a conta.

Assim, o El Nacional buscará levantar uma taça, algo que não conseguem desde 2006. Além disso assegurou sua participação na Fase 1 (como Equador 4) da CONMEBOL Libertadores de 2025.

A final da Copa Equador 2024 será no dia 27 de novembro (quarta-feira), no estádio Olímpico de Ibarra. O campeão ganhará 340 mil dólares, ficando o vice com 200 mil dólares. A última edição foi em 2022. Em 2023 o torneio não aconteceu, por falta de dinheiro por parte da FEF.

Vinicius Fernandes Batista

Brasileiro mais apaixonado pela Espanha que pelo Brasil.

Related post

Leave a Reply