Campeonato Argentino não terá rebaixamento em 2024

 Campeonato Argentino não terá rebaixamento em 2024

Foto: Divulgação/AFA

Em assembleia, AFA decide anular os dois rebaixamentos previstos e assim, em 2025, serão 30 participantes na elite

A Assembleia Geral Ordinária da “Asociación del Fútbol Argentino” (AFA) decidiu não só pela reeleição do presidente Claudio Tapia, mas também pela mudança para a Primeira Divisão de 2025, mexendo com o rebaixamento.

Por ampla maioria, foi definido que não haverá queda de agremiação alguma nesta temporada (eram dois os previstos) e que no ano que vem serão disputados dois torneios com 30 clubes na elite.

A AFA divulgou que voltará aos formatos de ‘Torneo Apertura’ (de fevereiro a junho) e ‘Torneo Clausura’ (de julho a dezembro). Ambos os certames terão a mesma forma de disputa: dos grupos de 15, definidos por sorteio. As equipes jogam entre si, além de uma rodada de clássicos e uma interzonal, fazendo com que todos os participantes realizem 16 partidas. Em seguida, oitavas, quartas, semifinais e final, sempre em jogo único e campo neutro. Na primeira fase dos playoffs (oitavas de final), os dois primeiros colocados de cada grupo descansarão, entrando diretamente na etapa seguinte. Portanto serão seis vagas de cada lado para o mata-mata.

Deste modo, a Supercopa Argentina acontecerá com o confronto entre os campeões os torneios Apertura e Clausura. O vencedor enfrentará o campeão da Copa Argentina pelo título do “Trofeo de Campeones”.

A eliminação do rebaixamento na “Liga Profesional del Fútbol Argentino” salva aquelas equipes que estavam na luta contra a queda, casos específicos de Tigre, Independiente Rivadavia, Sarmiento, Central Córdoba, Deportivo Riestra e San Lorenzo.

Para 2026, o rebaixamento terá suas regras atuais mantidas: um time cairá pela média das três últimas edições (o chamado “Sistema Promedio”) e outro por ser o último na tabela anual.

 

Vélez bate Independiente e é semifinalista da Copa Argentina

 

Central Córdoba e Huracán estão nas semifinais da Copa Argentina

Vinicius Fernandes Batista

Brasileiro mais apaixonado pela Espanha que pelo Brasil.

Related post

Leave a Reply