Opinião: A estrela de Bukayo Saka

 Opinião: A estrela de Bukayo Saka

Foto: Divulgação/Arsenal

Quem é Bukayo Saka? Como tudo começou?

Filho de nigerianos, Saka nasceu em Londres e desde os sete anos está no Arsenal. Quando completou 17 anos assinou seu primeiro contrato profissional, além de subir para o time sub-23.

Devido ao grande sucesso na base, Saka fez sua estreia nos profissionais do Arsenal em uma partida da contra o Voskla Poltava pela UEFA Europa League em no dia 29 de novembro de 2018. Sua estreia na Premier League foi no 1° de janeiro de 2019.

Saka fez seu primeiro gol nos profissionais no jogo contra o Eintraich Frankfurt pela UEFA Europa League em setembro de 2019, desde então passou a ter sequência entre os titulares dos Gunners.

Pela seleção inglesa ,seu primeiro jogo pelo profissionais em 2020 ,em que a Inglaterra perdeu por 2 a 0 e seu primeiro gol seu primeiro gol foi em um amistoso contra a Áustria em 2021 e também pelas eliminatórias da Copa do Mundo marcou contra a Andorra e marcou contra San Marino. Foi um dos que ajudou a Inglaterra chegar na Copa do Mundo.

Caso de racismo

Mas nem tudo foi flores para o jovem ponta direita, em 2021 na final da Eurocopa entre Inglaterra e Itália. Saka perdeu um pênalti na decisão e viu a Itália erguer o troféu .

Saka assim com Rashford e Sancho que também desperdiçaram as cobranças foram vítimas de ameaças e muitas delas foram insultos racistas por parte dos torcedores nas redes sociais.

Depois de um mês, quando volta para a preparação para a temporada 21/22, Saka sente-se abraçado e apoiado pelos torcedores do Arsenal com mensagens de carinho e apoio. Isso foi uma das coisas que “obrigou” o jovem jogador amadurecer rapidamente e dar a volta por cima.

Atual momento e redenção

Saka hoje é um dos principais astros do Arsenal ,da Inglaterra e da Premier League. Pelo Arsenal soma 225 jogos oficiais, com 60 gols e 49 assistências e três títulos (FA Cup 2020/21 e Supercopa da Inglaterra 2020 e 2023). Pela Inglaterra soma 27 jogos oficiais com 27 jogos, com 11 gols e duas assistências. Tendo seu principal gol pela Inglaterra contra a Suíça, na Eurocopa deste ano. O gol de empate levou o jogo para as prorrogações e nos pênaltis os ingleses se classificaram para as semifinais.

Já foi eleito duas vezes o jogador da temporada do Arsenal 2020/21 e 2021/22. Também ganhou duas vezes o prêmio de jogador masculino do ano da Inglaterra 2022 e 2023 e jogador jovem do ano 2022/23.

Apesar de perder duas finais de Eurocopa e ser vice duas vezes da Premier League. Saka hoje é amado pelos ingleses e pela torcida do Arsenal, principalmente pelo seu jeito aguerrido, culhudo e habilidoso. A cada ano que passa vem contribuindo com seus gols e assistências. Foi um dos personagens a botar o Arsenal de volta na prateleira dos principais times europeus.

A verdade é que Bukayo Saka é um dos melhores pontas do futebol mundial e tem tudo para ser um craque geracional.

Facebook: Esportes Mais

Rogério Vieira

Related post

Leave a Reply