Brasil tem retrospecto amplamente favorável contra a Argentina em Copa
Brasil busca o hexa da Copa do Mundo de Futsal contra a Argentina, que está em sua terceira final seguida
A edição 2024 da Copa do Mundo de Futsal, promovida pela Fifa e com sede no Uzbequistão, terá sua decisão neste domingo (6), às 12 horas, na Humo Arena, em Tashkent. Em duelo sul-americano, o Brasil irá encarar a Argentina.
As duas seleções chegam à final com uma campanha com 100% de aproveitamento, ou seja, seis vitórias em seis jogos. Os brasileiros marcaram 38 gols (melhor ataque) e levaram apenas cinco (melhor defesa). Os argentinos fizeram 29 e sofreram dez.
A Argentina, campeã em 2016 e vice em 2021, vai à sua terceira final seguida. Já o Brasil busca o hexacampeonato mundial, volta à final depois de 12 anos e chega à decisão pela sétima vez. No retrospecto histórico, ampla vantagem para o selecionado brasileiro. Desde que o esporte passou a ser organizado pela Fifa foram sete confrontos em Mundiais, com seis vitórias e apenas uma derrota.
Confira o histórico do confronto Brasil x Argentina em Copa do Mundo:
1989 — 2ª fase: Brasil 6 x 3 Argentina
1992 — 2ª fase: Brasil 5 x 1 Argentina
2000 — 2ª fase: Brasil 4 x 1 Argentina
2004 — 2ª fase: Brasil 2 x 1 Argentina
2004 —Disputa do 3º lugar: Brasil 7 x 4 Argentina
2012 — Quartas de final: Brasil 2 x 2 Argentina (1 x 0 na prorrogação)
2021 — Semifinal: Brasil 1 x 2 Argentina
Em fevereiro deste ano, na final da Copa América, em Luque, no Paraguai, a seleção brasileira derrotou a argentina por 2 a 0, gols de Pito e Rafa Santos.
“Essa final entre Brasil e Argentina para quem ganhar vai ser uma brincadeira eterna e para quem perder vai ser o contrário. Mas acredito que um Brasil x Argentina em uma rivalidade dentro do normal é muito bacana. O mundo inteiro admira essa rivalidade. É uma final que eu queria ter jogado, infelizmente não aconteceu. Que essa geração agora, tanto do Brasil quanto da Argentina, aproveite esse momento”, disse o ex-jogador Falcão, em entrevista ao site oficial da Fifa.