El Nacional é o último semifinalista da Copa Equador
Em duelo entre dois dos principais clubes do país, El Nacional levou a melhor nos pênaltis sobre a LDU, pelas quartas de final da Copa Equador de 2024
A edição 2024 da Copa Equador teve a finalização da fase de quartas de final, com um jogo isolado. Num confronto entre dois dos principais clubes do país, LDU Quito e El Nacional empataram por 0 a 0, no estádio Rodrigo Paz Delgado, na capital.
A LDU dominou por completo as ações da partida. Contudo, não conseguiu furar a retranca do adversário, mesmo atacando pelo meio e pelas laterais. Chegou até a balançar as redes, aos nove minutos do primeiro tempo, através do capitão Ezequiel Piovi, porém uma mão, com a ajuda do VAR, levou à anulação do lance. No segundo tempo, aos seis minutos, o juiz marcou um pênalti para a equipe mandante, mas após consulta ao VAR decidiu anular a infração. Aos 18 minutos, Luis Arce levou o vermelho, deixando o Bi-Tri com um a menos. Nos acréscimos, aos 48, foi a vez de Bryan Ramírez ser expulso, ficando dez de cada lado.
Nas penalidades máximas, David Cabezas foi a principal figura, ao defender as cobranças de Leonel Quiñónez e Ezequiel Piovi, enquanto que Lisandro Alzugaray mandou na trave e somente Alex Arce acertou. Por su parte, o El Nacional viu Adrián Cela, Mario Pineida e Charles Vélez balançarem as redes e apenas Anthony Cheré desperdiçar.
Agora, nas semifinais, o Mushuc Runa será o adversário do El Nacional. O outro finalista sairá do confronto entre Independiente de Valle e Universidad Católica. Ambos os duelos serão em jogos de ida e volta.
A última edição da Copa Equador foi em 2022. Em 2023 o torneio não aconteceu, por falta de dinheiro por parte da FEF. O campeão de 2024 representará o país na Copa Libertadores da América de 2025 com a denominação de “Equador 4”. Além disso, vai ganhar um prêmio no valor de 340 mil dólares.
Leia+
Independiente del Valle avança às semifinais da Copa Equador
Universidad Católica é a primeira semifinalista da Copa Equador