Dyego brilha e põe Brasil na final da Copa do Mundo de Futsal
De volta à final, Brasil buscará o hexa da Copa do Mundo de Futsal contra Argentina ou França
A edição 2024 da Copa do Mundo de Futsal, promovida pela Fifa e com sede no Uzbequistão, teve o prosseguimento do seu mata-mata, com o início da fase semifinal, nesta quarta-feira (2).
Num jogo dramático na Humo Arena, o Brasil sofreu, mas venceu a Ucrânia, de virada, por 3 a 2. Em seu confronto mais difícil até aqui na Copa, a seleção brasileira não fez uma boa exibição.
Com menos posse de bola que o selecionado ucraniano, ainda assim aos cinco minutos, Arthur chutou forte e a bola explodiu no travessão. Menos de um minuto depois veio a resposta. Cherniavskyi fez bem o papel de pivô e arrumou espaço para finalizar de esquerda, na trave. Aos 11, Arthur finalizou, o goleiro Sukhov espalmou e no rebote, com a bola no chão, Leandro Lino venceu a disputa com o arqueiro e marcou o gol. Entretanto, a Ucrânia pediu a revisão e a arbitragem entendeu que Sukhov sofreu falta na jogada. Aos 17min03, Cherniavskyi chutou firme no canto direito do goleiro William e abriu o placar.
Brasil vira, cede empate e conta com a bola parada para ser finalista da Copa do Mundo de Futsal
O Brasil voltou com tudo. Com apenas 46 segundos, Dyego fez grande jogada individual pelo lado esquerdo, chutou forte, a bola desviou em Semenchenko, no meio da área, e entrou. Logo depois, aos dois minutos, ele recebeu de Rafa na cara do gol, tentou a cavadinha, Sukhov fez uma grande defesa , porém no rebote, o capitão brasileiro concluiu de cabeça e virou o marcador. Contudo, aos 8min56, passe errado de Neguinho e Mykytiuk tocou para Korsun empurrar para o fundo das redes.
A seleção brasileira se perdeu mentalmente e seguiu errando. Aos 13, Zhuk finalizou na trave e, no rebote, Savenko acertou o poste novamente. Aos 15min50, Felipe Valério sofreu falta, a sexta ucraniana. Na cobrança do tiro livre, Dyego fez o terceiro e deu números finais à partida.
Assim, o Brasil, que busca o hexacampeonato mundial, volta à final depois de 12 anos e chega à decisão pela sétima vez. Na final terá pela frente a Argentina, campeã em 2016 e vice em 2021, ou a França, que participa de sua primeira Copa do Mundo. O duelo será na quinta-feira (3), às 12h. A decisão do título será no domingo (6), no mesmo horário e local.
Leia+